Folha de Londrina

No período mais quente do ano, os passeios com os pets precisam de cuidados especiais. Confira dicas para garantir o bem-estar dos animais de estimação

No período mais quente do ano e em que muitas famílias passeiam com mais frequência, os animais precisam de atenção redobrada

- Micaela Orikasa

Com as altas temperatur­as do verão, qualquer passeio para tomar um ar puro é um convite irrecusáve­l, ainda mais quando se tem a companhia daqueles que se tornaram os melhores amigos do homem: os pets.

Nas ruas de Londrina, a cada esquina encontramo­s famílias passeando com os animais, especialme­nte na zona sul, onde as moradias em apartament­os fazem com que as pessoas criem uma rotina de passeio e higiene com os cães.

Esse é um dos pontos que os veterinári­os destacam para este período do ano, marcado pelas altas temperatur­as e férias. É importante manter a rotina dos pets como horários de alimentaçã­o, passeios e brincadeir­as.

“Sabemos que durante o verão é comum que as pessoas estejam mais ativas para fazer determinad­os passeios na companhia da família e dos pets, porém, além do animal passar por um check-up, é importante que os tutores estejam atentos às exigências regulament­ares para transporte­s terrestres e aéreos, e que o local escolhido não possua nenhuma espécie de parasita ou que o pet esteja protegido contra eles,” explica a médica-veterinári­a Priscila Rizelo, da Royal Canin Brasil.

Nilza Barco passeia com seu cachorro de estimação “Chubacca”,

pelo menos, duas vezes no dia. “Ele acostumou a fazer sujeira fora de casa e como moramos em um apartament­o, acho fundamenta­l manter essa rotina de caminhar com ele pela manhã e à tarde, depois que o sol forte foi embora”, diz.

Chubacca foi adotado há três anos pelo filho de Barco, mas acabou se tornando um grande companheir­o para ela, que também faz questão de levá-lo a cada 15 dias para o pet shop. “Fizemos um pacote que inclui consultas veterinári­as nessas idas para o banho e tosa. Foi uma boa forma de mantermos um check-up com o veterinári­o”, conta.

PICADAS E ALERGIAS

O Conselho Regional de Medicina Veterinári­a do Estado de São Paulo faz um alerta para manter a saúde e bem-estar dos animais de a estimação durante os passeios no verão. De acordo com o médico-veterinári­o Otavio Verlengia, com o aumento da temperatur­a “os animais podem começar a pegar mais parasitas, como carrapatos e pulgas”, que têm seus metabolism­os acelerados e se proliferam pelas áreas gramadas.

Verlengia ressalta que os tutores também devem ficar atentos para que os pets também não sejam alvo de formigas ou abelhas, “o que normalment­e causa alergias preocupant­es nos pets”. Alergias também podem ser causadas pelo pólen, ocasionand­o espirros e o desenvolvi­mento de rinites.

As plantas e flores ainda podem representa­r outro perigo aos animais de estimação. De acordo com o médico-veterinári­o, a ingestão de algumas delas pelos pets pode desencadea­r problemas graves. As espécies mais comuns em parques e jardins na estação e podem ser perigosas se ingeridas são a azaleia, o bico-de-papagaio, a comigo-ninguém-pode, o crisântemo, a dama da noite, e o lírio.

O dentista Félix Ribeiro comenta que a família passeia todos os dias com o “Sushi” e que procuram sair de casa bem cedinho, para evitar o sol forte. “Também procuramos manter hábitos de higiene, lavando sempre as patinhas dele ao voltarmos da rua”, comenta.

Sushi também frequenta o veterinári­o com frequência e, quando a família viaja, o animal fica sob a responsabi­lidade de uma cuidadora de confiança. “Estamos com ele há sete anos e eles merecem toda essa atenção porque são ótimos companheir­os e não dispensam um carinho. Acho que a relação entre os humanos e animais é muito bonita”, destaca.

(Com CRMVSP e Royal Canin)

 ?? Micaela Orikasa ??
Micaela Orikasa
 ??  ??
 ?? Fotos: Micaela Orikasa ?? Quando a família de Félix Ribeiro viaja, Sushi fica sob a responsabi­lidade de uma cuidadora de confiança
Fotos: Micaela Orikasa Quando a família de Félix Ribeiro viaja, Sushi fica sob a responsabi­lidade de uma cuidadora de confiança
 ??  ?? Nilza Barco passeia com Chubacca duas vezes por dia e toma o cuidado de evitar o sol forte
Nilza Barco passeia com Chubacca duas vezes por dia e toma o cuidado de evitar o sol forte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil