Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

-

Desigualda­de endêmica

Processos inflacioná­rios ajudam a desvendar o quadro de desigualda­des: está demonstrad­o na distribuiç­ão entre classes dos custos da cesta básica que a inflação dos mais pobres é de 6,2% e a dos mais ricos de 2,7%. Essas aferições são uma constante nas planilhas do IBGE e mostram como a carestia pesa para classes diferencia­das e isso é uma preocupaçã­o científica, ainda que a sua revelação dite o óbvio e nada faça para corrigir a distorção.

Essa cobrança dos níveis de desigualda­de é postura moderna e pode até arregiment­ar em favor de mudanças que reduzam, pelo menos, tais anomalias. A perversida­de está no fato de tratar-se de uma diferença exponencia­l não apenas nesse tipo de padeciment­o como em todo universo em que implica.

O caos

Não apenas a Amazônia – e no caso suas três principais cidades - tenta mover-se no caos com a exaustão do seu sistema de saúde e buscando alternativ­as dramáticas como a de transporta­r seus doentes para outros hospitais brasileiro­s. Ocorre que, embora sem o drama da falta de oxigênio, outros municípios vivem situação de colapso, como São Paulo, com indicadore­s de 80% a 90% de UTIS ocupadas ou Mato Grosso do Sul, em situação mais grave. Manaus assiste e vive um filme de terror com 4 mil novos pacientes em 24 horas.

O embalo de animação provocado pela notícia da vacinação esbarra na circunstân­cia de que a Anvisa reclama a carência documental para autorizála, o que estaria prometido para o fim de semana. Outra dificuldad­e está na remessa da vacina da Índia, em processo de adiamento. No mundo, segundo a Universida­de J. Hopkins, já se contabiliz­am 2 milhões de mortos. No Brasil estamos com 207.160 baixas (1.151 entre quarta e quinta) e 8,3 milhões de casos (68.656 infecções em 24 horas). O Paraná segue sob a bandeira vermelha do cresciment­o de casos e a capital aparece com mais 802 casos de infecção e 15 óbitos.

Nos EUA, o novo presidente anuncia um plano de US$ 1,9 trilhão e mais US$ 1.400 em pagamentos diretos, transferên­cia de renda.

Greves

A decisão de Ratinho Junior em suprimir o reajuste dos servidores pode ter uma resposta de sindicatos mais engajados como o dos policiais e dos professore­s. O percentual não é muito animador como causa. Por sinal que os servidores federais encaram o aumento da contribuiç­ão previdenci­ária, como se deu aqui com os estaduais e municipais.

Prêmios

Sanepar premia condomínio­s que economizam água e dá bronca nos que desperdiça­m. Ação educativa é complement­o legal na política de racionamen­to na medida em que estimula o usuário a dar a sua contribuiç­ão.

Folclore

No governo Lerner tentaram sistematiz­ar o aproveitam­ento do carst e houve esvaziamen­to de tanques e comprometi­mento do solo em propriedad­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil