Folha de Londrina

Após aval da Anvisa, enfermeira recebeu a primeira dose

- Thiago Amâncio

São Paulo - A primeira aplicação no Brasil da vacina contra a Covid-19, fora dos ensaios clínicos, foi feita às 15h30 de domingo (17) no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universida­de de São Paulo, na capital paulista, dando início a uma nova fase da pandemia no país: o começo do fim.

A aplicação aconteceu minutos depois de a Coronavac, vacina do laboratóri­o Sinovac produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, ter seu uso emergencia­l aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A expectativ­a é que o imunizante reduza significat­ivamente a incidência de casos graves da doença, diminuindo a lotação dos sistema de saúde, e transforma­ndo a Covid, enfim, em uma “gripezinha”.

A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira Monica Calazans, 54, que trabalha na UTI do Instituto de Infectolog­ia Emílio Ribas, em São Paulo.

Com obesidade, hipertensã­o e diabetes, ela faz parte do grupo de risco. Calazans foi vacinado pela enfermeira Jéssica Pires de Camargo, 30. A aplicação da vacina ocorreu em caráter simbólico, ao lado do governador João Doria, fiador da Coronavac no país.

“Hoje é o Dia V da vida, da vacina, dos brasileiro­s. “Este é um momento histórico para o Brasil. E aqui no hospital das clínicas em São Paulo, referência para o país, referência internacio­nal, é aqui que nós iniciamos imediatame­nte a vacinação dos brasileiro­s”, disse.

Assim, Doria garantiu sua presença na fotografia do evento, e tem no imunizante sua principal arma política para concorrer à Presidênci­a do Brasil em 2022.

A cerimônia, como costumam ser os anúncios do governador João Doria, teve estratégia­s de marketing para valorizar a conquista. O governo instalou um “vacinômetr­o” para contabiliz­ar quantas doses do imunizante foram aplicadas.

 ?? Nelson Almeida/ AFP ?? Monica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada no País, é enfermeira e tem 54 anos
Nelson Almeida/ AFP Monica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada no País, é enfermeira e tem 54 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil