Folha de Londrina

A volta do Tubarão à Série B, com drama e emoção, pode representa­r um alívio financeiro após uma temporada difícil. O time fez sua parte em campo e a torcida vibrou com o acesso.

- Pedro Marconi

Pouco mais de um ano depois do fatídico rebaixamen­to para a terceira divisão nacional, o Londrina está de volta à Série B do Brasileiro. O acesso veio no fim de semana, numa partida que foi se transforma­ndo em teste para cardíaco. O time venceu o Remo por 1 a 0, sábado (16), jogando no estádio Mangueirão. Beneficiad­o pelo tropeço do Paysandu, que perdeu para o Ypiranga pelo mesmo placar, o LEC terminou o quadrangul­ar decisivo na segunda posição do grupo D, com sete pontos.

Com o retorno garantido, o Alvicelest­e já vislumbra uma temporada muito melhor do que a passada, que foi encerrada neste ano por conta da pandemia de coronavíru­s. “Depois de um ano tão sofrido, entramos desacredit­ados, problemas financeiro­s, de saúde, mas fomos abençoados. Sufoco continua, vamos sofrer mais dois, três meses, mas sabemos que agora temos uma luz no fim do túnel”, projetou o gestor do clube, Sérgio Malucelli, em entrevista à rádio Paiquerê 91,7 FM.

Diferentem­ente da Série C, o Londrina agora terá renda com transmissã­o. Em 2020, a cota fixa paga pela emissora detentora dos direitos de veicular as partidas foi de aproximada­mente R$ 8 milhões. Malucelli assumiu que a equipe enfrenta problemas com atraso de salários e que no ano passado os jogadores ficaram até quatro meses sem receber. O pagamento que deveria ser quitado no início deste mês ainda não foi acertado.

“Ano muito difícil, prejuízo gigantesco. Não tivemos arrecadaçã­o nenhuma. Dois ou três patrocínio­s, valores baixos, e a despesa alta. Tivemos que ter grupo muito grande (por conta da situação da Covid-19). Tínhamos 40 atletas. É a primeira vez que acontece isso comigo em 27 anos. Sempre pude entrar no vestiário e ‘dar dura’, porque estava em dia. No ano passado não consegui ficar uma vez em dia. Ninguém reclamou, não tive problema extracampo”, relatou.

O gestor ainda creditou as dificuldad­es ao calote do Portimonen­se, clube português que não teria liquidado a dívida pelas transferên­cias de Casagrande, Rômulo e Anderson. O valor atual da dívida é cerca de R$ 4 milhões. Com contrato de parceria entre o LEC e a SM Sports vencendo em dezembro de 2020, Malucelli disse que já renovou o acordo por mais cinco anos. “Por enquanto vamos digerir a vitória, classifica­ção e depois pensar no futuro.”

CAMPANHA

O Tubarão se despediu da terceira divisão com dez vitórias, oito empates e seis derrotas, no total ( veja no gráfico). Aproveitam­ento de 55%. Foi uma campanha de altos e baixos, retratada também na segunda fase, em que o Tubarão não engrenou do jeito que se esperava e o acesso se tornou tarefa difícil. Nesta última rodada, o time chegou a ficar em último durante os jogos e o alívio veio com uma ajuda do adversário.

Diante do Remo, o LEC começou melhor, perdeu diversas oportunida­des no decorrer do duelo e ainda viu o Leão assustar inúmeras vezes. Aos 43 minutos do segundo tempo, quis o destino que um atleta com nome conhecido da torcida salvasse todo o planejamen­to. Num cruzamento de Jardel, o goleiro Vinicius saiu mal, Samuel Gomes chutou para a pequena área e a bola rebateu no zagueiro paraense Gilberto Alemão para ganhar asredes.

O destino também estava na beira do gramado. À frente do Londrina na queda, Silvinho voltou como técnico para este último confronto e conseguiu cumprir a missão confiada. “Em 2019 participei do rebaixamen­to, comandando o time quatro rodadas. Fica marcado quando tem o descenso e fica marcado quando sobe. Dia indescrití­vel. Emoção muito grande e a alegria é enorme”, destacou.

MENÇÃO

A cinco dias da partida de sábado, a gestão resolveu afastar o técnico Alemão e demitir a comissão. O então comandante já estava fora por ter sido diagnostic­ado com a Covid-19. Por esse motivo, não pôde ter sido desligado. Silvinho lembrou de Alemão após a conquista e valorizou o trabalho desenvolvi­do pela colega ao longo dos últimos meses.

“Se tem uma pessoa que merece todo o crédito é o Alemão. Junto com a diretoria conseguiu trazer os jogadores para a posição certa, dar padrão para a equipe. Não temos como comemorar acesso sem falar de tudo o que ele representa para o Londrina. Gostaria de dividir toda essa emoção e agradecer, que ele se recupere logo desse vírus”, afirmou.

ALEMÃO FICA

O LEC agora em entra em férias. O Campeonato Paranaense está programado para começar em 28 de fevereiro. Até lá, o Londrina tem muito a resolver, começando por quem será o técnico. Em entrevista à Rádio Banda B, de Curitiba, logo após o acesso, Sérgio Malucelli disse que Alemão retornará ao comando do time.

“Primeiro quero dar os parabéns ao Alemão, mas o problema é que ele teve Covid-19 antes do penúltimo jogo. Ficou o auxiliar dele, mas nesse jogo nesta segunda eu falei com ele e disse que ia colocar outro treinador. Falei com o Silvinho, que achei que ele merecia esta oportunida­de, porque no ano passado ele caiu junto com o time, entrou em uma fogueira. Esse ano entrou em outra fogueira, mas conseguiu dar a volta por cima e conseguir o acesso para a Série B”, explicou.

Alemão usou as redes sociais para se manifestar sobre o acesso do Tubarão. “Minha primeira grande conquista. Acesso à Série B. Mas não foi sozinho, atrás dessa conquista tem muita gente”, afirmou o treinador, que agradeceu à família, aos amigos, a todos os jogadores, comissão técnica, incluindo Silvinho, à diretoria e a todos os funcionári­os do CT da SM Sports.

Já Silvinho disse que está a espera de uma definição. “Não sei o que vai acontecer comigo. Esses dias estava em casa, a ponto de vencer a rescisão e a vida mudou de uma hora para outra. Fui chamado no momento que o clube precisava, de transição. Gosto do clube, vivo o clube. Devo ter uma conversa com o Sérgio (Malucelli) e espero que seja boa”, afirmou.

CLASSIFICA­DOS

Além do Tubarão e do Remo, também subiram para a Série B Brusque e Vila Nova, que estavam no grupo C. No domingo (17), o Vila venceu o Ituano por 1 a 0 e terminou em primeiro. O Brusque, que havia se classifica­do com uma rodada de antecedênc­ia, ficou em segundo ao perder para o Santa Cruz por 3 a 1. A final da Série C será disputada entre Vila Nova e Remo, em data a ser definida pela CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol).

 ??  ??
 ??  ??
 ?? Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube ?? A festa do time em Belém; abaixo, uma torcida apaixonada
Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube A festa do time em Belém; abaixo, uma torcida apaixonada
 ?? Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress ??
Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress
 ??  ??
 ?? Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress ?? O abraço do alívio após mais de 90 minutos de tensão: torcida em Londrina confiou até o fim de que o Tubarão voltaria sim à Série B
Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress O abraço do alívio após mais de 90 minutos de tensão: torcida em Londrina confiou até o fim de que o Tubarão voltaria sim à Série B

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil