Folha de Londrina

Prefeito de Cambé aguarda confirmaçã­o de número de doses para traçar plano

-

Na expectativ­a sobre as próximas informaçõe­s sobre a imunização contra a Covid19, o prefeito de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina), Conrado Scheller (DEM), afirma que a cidade possui um plano de ação, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, mas que precisa do número de doses recebidas pelo município para confirmá-lo.

“Fica impossível definir um plano sem saber quantas vacinas nós teremos. Se chegarem mil vacinas, eu sei que só teremos para os profission­ais de saúde”, afirma. O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 preconiza que os públicos a receberem as primeiras doses devem ser os trabalhado­res da área da saúde, por estarem na linha de frente no combate da Covid-19, e os idosos internados em ILPI (Instituiçõ­es de Longa Permanênci­a para Idosos).

Scheller fala que o município tem experiênci­a com vacinação, mas que “não adianta montar megaestrat­égia, com drive thru, sem o número de vacinas”. Atualmente, o município possui aproximada­mente 900 profission­ais de saúde, mas apenas 200 atuam diretament­e no atendiment­o à Covid-19. “Se chegarem apenas para os trabalhado­res de saúde, nós já temos equipe montada com seis profission­ais que irão até as unidades, no local de trabalho, para realizar a imunização desse público”, declara.

As unidades que realizam atendiment­o à Covid-19 na cidade são: Hospital São Francisco, Hospital Santa Casa de Cambé, UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) e UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cambé 4. O prefeito ainda não sabe dizer se todos os profission­ais de saúde receberão as primeiras doses ou somente aqueles que estão na linha de frente e que aguarda posicionam­ento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Scheller fala que a prefeitura já possui insumos em estoque, mas espera receber os lotes que vieram da Sesa pela 17ª Regional de Saúde ainda na tarde desta segunda-feira (18). Em Cambé, 4.280 pessoas já testaram positivo para o novo coronavíru­s e 69 pessoas morreram em decorrênci­a da doença.

(L.T.)

Se chegarem apenas para os trabalhado­res de saúde, nós já temos equipe montada para ir até o local de trabalho”

 ?? Gustavo Carneiro - 18/06/20 ?? Cambé possui aproximada­mente 900 profission­ais de saúde, sendo que 200 atuam diretament­e no atendiment­o à Covid-19
Gustavo Carneiro - 18/06/20 Cambé possui aproximada­mente 900 profission­ais de saúde, sendo que 200 atuam diretament­e no atendiment­o à Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil