Folha de Londrina

Brasil já tem ‘hino da vacina’

-

Belo Horizonte -

O Brasil pode dizer que já tem a trilha sonora da campanha da vacina, a música “Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti.

O hit, que alcançou mais de 1 bilhão de visualizaç­ões no YouTube em 2018, voltou com tudo nas redes sociais pela semelhança com o nome do Instituto Butantan e agora vai ganhar uma nova versão para se tornar, oficialmen­te, o “hino da vacina”.

Na sexta-feira (15), o MC compartilh­ou em suas redes sociais a gravação do novo clipe, que terá como palco a sede do instituto, em São Paulo. Nas imagens, ele aparece cantando enquanto anda pelos corredores do prédio. Ao fundo, vários funcionári­os surgem dançando.

Em entrevista à BBC News Brasil, ele disse que a nova versão, a ser lançada em breve, tentará manter o contexto original de “Bum Bum Tam Tam”, em que um gênio da lâmpada concede desejos a MC Fioti e seus amigos, numa espécie de harém.

“Na nova versão, o gênio dá três desejos. A gente vai pedir paz e saúde para a população e a cura para o coronavíru­s”, disse ao veículo.

Segundo ele, a letra também foi adaptada e terá os versos “a vacina envolvente que mexe com a mente/ de quem tá presente/ A vacina saliente/ vai curar muita vida e salvar muita gente/ Vem cá vacina, tam/ Vem cá vacina tam tam tam”.

De tanto acompanhar as notícias sobre a chegada da vacina, o nome do Instituto Butantan foi se tornando mais familiar aos brasileiro­s, e não demorou muito para que o refrão da música fosse ressuscita­do nas redes sociais.

Foi na semana passada, porém, que o funk começou a ganhar ar de trilha sonora. Após o anúncio da eficácia e aprovação da Coronavac - a vacina desenvolvi­da em parceria com a fabricante chinesa Sinovac -, começaram a circular memes relacionan­do “Bum Bum Tam Tam” com o nome do instituto, o que fez o hit voltar à cena.

Segundo o Spotify, só nesta semana, o número de reproduçõe­s da faixa de MC Fioti cresceu 284% no Brasil em comparação com o início do mês. O estado de São Paulo foi responsáve­l pela maior alta -265%, durante o mesmo período.

Quando foi lançada, há cinco anos, a música fez tanto sucesso que, pouco mais de um ano depois, atingiu a inédita marca de 1 bilhão de visualizaç­ões no YouTube num vídeo brasileiro - hoje já há mais de 1,5 bilhão de reproduçõe­s no site.

Na época, em entrevista a este jornal, o MC contou que se inspirou numa partitura para flauta em lá menor assinada por Johann Sebastian Bach.

Confira gravação do novo clipe de Bum Bum Tan Tan usando o QRCode.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil