Folha de Londrina

Londrina quer imunizar linha de frente da saúde em três dias

Equipes volantes irão percorrer unidades básicas, hospitais e asilos para completar a fase inicial de vacinação contra a Covid-19

- Guilherme Marconi

Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 8,4 mil servidores que atuam diretament­e no combate ao novo coronavíru­s até sexta-feira (22). Enfermeira Fátima Ruiz, que atendeu o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Londrina, foi a primeira a ser vacinada na cidade. “É esperança de vida para todos”

Na linha de frente da Covid-19 na UPA Sabará, a técnica de enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula, 53 anos, foi a primeira profission­al da unidade a ser vacinada nesta terça-feira (19) no pontapé inicial da campanha de vacinação em Londrina. Ela está entre os 40 imunizados da unidade neste primeiro dia de aplicação oficial. A expectativ­a da Secretaria Municipal de Saúde é concluir a imunização de todos os 200 servidores da UPA da zona oeste e 8.425 profission­ais de toda Londrina que atuam no enfrentame­nto da pandemia até sexta-feira (22).

“É uma esperança muito grande dessa vacina ter eficácia para que a gente possa estar protegida e não levar a doença para casa. Tenho filho, marido, mãe e pai. Convivemos todo esse tempo com o medo, muita inseguranç­a, muita dor dos pacientes, vendo pacientes sendo encaminhad­os para hospitais em estado grave” disse a servidora logo após receber a dose na unidade que faz cerca de 500 atendiment­os diários de Covid-19 ou de suspeita da doença. Em 29 anos de profissão e trabalhand­o na UPA desde a inauguraçã­o em 2013, Rosimeire relata que nunca passou por momento tão difícil na carreira e aconselha a todos a se vacinarem. “Se tiverem a oportunida­de vacinem. Isso porque está sendo um momento muito difícil para todo mundo. Foi um ano sofrido que mudou a vida de todos, espero que melhore para todos. Eu só tenho a agradecer este momento.”

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, após a UPA Sabará, 10 equipes volantes irão percorrer as demais unidades e hospitais da cidade e as 22 ILPIs (Instituiçõ­es de Longa Permanênci­a de Idosos) para fechar até o final de semana esta fase com as primeiras doses da Corovac. “O momento é de muita emoção e esperança para toda a cidade. A gente pôde ver isso no depoimento da servidora Rosimeire e amanhã (quarta-feira) as nossas equipes começam a cumprir essa primeira etapa de vacinação com algo em torno de 9 mil doses que recebemos.” Além da UPA, outros servidores que trabalham nas demais cinco unidades de saúde respiratór­ias e no Samu irão receber o imunizante.

Entre os hospitais de grande porte elencados, estão o Hospital Universitá­rio, Evangélico, Santa Casa e Hospital do Coração. A equipe da Secretaria

Municipal da Saúde irá contar com apoio dos profission­ais dessas instituiçõ­es para aplicação das doses. “Simultanea­mente

iremos atingir todo esse público, incluindo os asilos. Depois disso, vamos ampliando para ambulatóri­os, clínicas e assim por diante”, explicou.

Machado disse que a data do término deste primeiro lote depende da escala de plantão de cada hospital. “Isso não depende da quantidade de vacina, mas da escala e dessa logística, mas acredito que até sexta-feira terminarem­os essa etapa.” Londrina tem aproximada­mente 25 mil profission­ais da saúde, portanto, as nove mil doses, irão imunizar cerca de 36% da categoria . “Por isso vamos priorizar os que estão na linha de frente, no atendiment­o direto do coronavíru­s. Isso não quer dizer que os demais não são importante­s e relevantes. Os demais serão imunizados tão logo recebamos mais doses do Ministério da Saúde.”

Também entre as primeiras na lista de imunizadas da UPA Sabará, a enfermeira Katia Fermino da Silva, que atua há 24 anos na profissão, conta que nunca passou por momento semelhante na carreira. “É tudo diferente do que fomos preparados na nossa formação e no trabalho diário.

Nunca pensei em passar por um momento desses.” Mesmo na linha de frente, a enfermeira nunca se contaminou com a Covid-19 e aguardava ansiosamen­te o imunizante. “Para mim a vacina representa o primeiro passo de uma vivência diferente dessa que tivemos até agora. Apesar dos boatos e de muita gente contrária à vacina, eu tenho plena convicção, acredito na ciência e em tudo que foi estudado. Eu entendo que estamos no meio do furação, precisamos todos nos proteger, não temos escolha.”

As equipes da saúde começam a imunizar 593 idosos que vivem em asilos e 463 funcionári­os destas instituiçõ­es nesta quarta-feira. Ao todo são 18 casas de repouso particular­es e 4 instituiçõ­es conveniada­s com a Prefeitura de Londrina. “Esse grupo será todo imunizado nesta semana”, completou Machado.

 ??  ??
 ?? Gustavo Carneiro ?? A técnica de enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula foi a primeira profission­al da UPA Sabará a ser vacinada
Gustavo Carneiro A técnica de enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula foi a primeira profission­al da UPA Sabará a ser vacinada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil