Folha de Londrina

Confira número de vacinados por cidades da região

- Vítor Ogawa

Em Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina), a primeira pessoa a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Onofra Tavares, 65, que atua na UBS Cambé 4. A secretária de Saúde, Adriane Bertan Lombardi, informou que foram recebidas 729 doses. “Essa quantidade é insuficien­te para atender todos os profission­ais de saúde. Se somarmos somente os supervisor­es estatutári­os da prefeitura, precisaria de 900 doses, mas se contabiliz­armos todos os profission­ais de saúde precisaría­mos de duas mil doses”, declarou. “Onofra Tavares porque é uma técnica de enfermagem que possui 65 anos e nesse momento estamos priorizand­o servidores da saúde com mais idade que atendem pacientes sintomátic­os.”

Ela explicou que só posteriorm­ente, quando receber mais doses, voltará para a vacinação de outros públicos. “Cambé tem 106 mil habitantes. Somente de idosos teríamos que ter 13 mil doses. De pacientes com comorbidad­e ainda não temos um levantamen­to preciso”, declarou.

Segundo ela, essa vacina representa muita esperança para que tudo volte à normalidad­e o mais rápido possível”, destacou.

Tavares relatou que a vacina não doeu e não sentiu nada de diferente. “Essa vacina representa a esperança de tudo voltar ao normal, porque a gente está na porta de entrada da Covid no município e sabe que as coisa está feia.

Por estes dias aumentou bastante o número de casos”, declarou. “A gente toma todos os cuidados para atender os pacientes. Eu tive familiares que tiveram a doença e não foram casos graves, mas já vi muitos casos de morte.”

‘FOI ESPECIAL’

Ela revelou que soube que iria ser vacinada segunda-feira (18) à noite, quando sua chefe perguntou se aceitaria ser a primeira. “Falei que aceitaria. Nem sabia que ia ser hoje, mas foi especial. Eu fiquei feliz por ser a primeira.”

Tavares relatou que trabalha em hospitais desde os 16 anos e declarou que a Covid-19 foi uma das coisas mais graves que presenciou. “Quando a pandemia acabar, o meu maior desejo é só agradecer a Deus”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil