Folha de Londrina

Ibiporã inicia vacinação contra a Covid-19 no Centro de Saúde

Primeira pessoa imunizada é uma técnica de enfermagem de 55 anos que trabalha no posto Pérola José Silva

- Vítor Ogawa

Ibiporã (Região Metropolit­ana de Londrina) deu início ao processo de vacinação de profission­ais de saúde contra a Covid-19. O município optou por realizar atos simbólicos nesta terça-feira (19), com servidores representa­ndo os profission­ais que atuam na linha de frente. A primeira vacina foi aplicada no Centro de Saúde. A primeira pessoa a ser imunizada é a técnica de enfermagem Maria Vitalina Crivelli, 55. “Estou feliz por ter sido escolhida; tenho que agradecer a Deus por essa oportunida­de”, conta ela, que atua no Centro Covid, no posto Pérola José Silva.

“É um marco para a história da cidade e do País. A vacina vem carregada de esperança para muitas pessoas. Todos depositam o desejo que ela vá proteger de perdas de familiares e de amigos. Eu não perdi membros da família, mas perdi colega de trabalho, em Londrina. É muito triste”, declarou a profission­al, que atua na área de saúde há 25 anos.

“O primeiro caso de Covid19 que presenciei ocorreu em junho. A gente fica com aquele medo e eu me perguntava: será que vamos conseguir passar por essa fase?”, observa. “Desde o início da pandemia devo ter coletado mais de quatro mil exames entre Londrina e Ibiporã. Com a vacina terei mais segurança para realizar o atendiment­o. A vacina renova as esperanças de um futuro melhor para toda a população “, destacou.

TUDO PREPARADO’

Conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), seriam necessária­s 1.162 doses do imunizante para vacinar toda a população contemplad­a nesta primeira etapa. “Temos tudo preparado para cumprir nossa missão, que é aplicar as vacinas”, assegurou a a secretária de Saúde, Leiliane de Jesus de Martini Lopes

Villar. “É uma satisfação e uma alegria de poder começar uma nova era com a chegada das vacinas para começar imunizar as pessoas e minimizar o enfrentame­nto dos riscos de morte da Covid.”

Ibiporã possui cerca de 900 profission­ais de saúde, entre rede privada e pública. Já a população idosa, acima de 60 anos, correspond­e a cerca de seis mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

Ela relatou que recebeu 536 doses na central de abastecime­nto em Londrina,16 a mais do que havia sido divulgado inicialmen­te. Segundo a secretária, todas as doses devem ser aplicadas em no máximo dois dias.

“A gente sabe que não está havendo produção em alta escala e no início a gente sempre espera mais doses, mas o pouco que a gente recebeu já tira a gente da estaca zero. Temos que agradecer o que chegou e esperamos que em médio e longo prazo a gente consiga as demais doses para vacinar o restante da população”, declarou.

 ?? Gustavo Carneiro ?? “Tenho que agradecer a Deus por essa oportunida­de”, afirma
Maria Vitalina Crivelli
Gustavo Carneiro “Tenho que agradecer a Deus por essa oportunida­de”, afirma Maria Vitalina Crivelli
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil