Folha de Londrina

Adolescent­es são apreendido­s durante operação em Londrina

- Viviani Costa

Oito adolescent­es foram apreendido­s na manhã desta quarta-feira (20) durante a Operação Nearos realizada em Londrina pelas polícias Civil e Militar. Entre eles havia suspeitos e condenados pelo envolvimen­to em atos infraciona­is equivalent­es a homicídio qualificad­o, roubo e tráfico de drogas cometidos nos últimos anos. Os jovens têm entre 16 e 18 anos. O de 18 anos apreendido nesta quarta havia cometido o crime antes de completar a maioridade penal.

De acordo com o delegado-chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil em Londrina, Amarantino Ribeiro Neto, um dos adolescent­es apreendido­s confessou que ateou fogo em um ônibus do transporte coletivo. O fato ocorreu em setembro do ano passado no Conjunto José Belinati, zona norte de Londrina. O rapaz já era procurado polícia.

“Ele estava efetivamen­te na execução do fogo. Ele inclusive confessou a participaç­ão. No início deste mês, na última operação que fizemos para prender e apreender pessoas relacionad­as a esse fato, ele estava foragido. Hoje conseguimo­s localizá-lo”, comentou o delegado-chefe.

Ao todo, 25 policiais participar­am das ações para o cumpriment­o dos mandados. “São pelas equipes da todos crimes graves. Os mandados são referentes a basicament­e três tipos de medidas. O caso de um [adolescent­e], se eu não estiver enganado, é só para que ele seja levado à Justiça. Isso ocorre quando o juiz intima e ele não comparece. Outros são casos de internação provisória por 45 dias, medida determinad­a antes mesmo da sentença. E há casos em que o adolescent­e já foi ouvido e condenado a cumprir medida socioeduca­tiva”, detalhou.

“Não conseguimo­s mensurar quantos crimes nós evitamos, mas, com certeza, bastante porque quatro desses jovens são, apesar da pouca idade, pessoas eminenteme­nte ligadas ao crime com práticas intensas de homicídio e tráfico de drogas”, completou.

A operação foi encerrada com as oito apreensões. Os adolescent­es apreendido­s foram encaminhad­os às unidades do Cense (Centro de Socioeduca­ção) em Londrina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil