Folha de Londrina

Especial Volta às Aulas discute segurança para retorno ao presencial

Início das aulas está previsto para 18 de fevereiro e o ano letivo deverá seguir no formato híbrido

- Reportagem Local

Os mais de dois mil colégios da rede estadual estão recebendo da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná materiais de proteção contra o coronavíru­s, visando o ano letivo de 2021. O investimen­to foi de R$ 5,9 milhões.

Entre os materiais adquiridos estão 21,8 mil galões de 5 litros de álcool em gel, 25,1 mil galões de 5 litros de álcool líquido 70%, 6,9 mil termômetro­s, 31,7 mil dispensers e 16,3 mil macacões para equipes de limpeza. Além disso, 2,1 milhões de máscaras de tecido serão entregues aos estudantes (duas para cada).

Outros itens — como produtos de limpeza, luvas e botas para profission­ais de limpeza e fitas adesivas para orientar o distanciam­ento em salas de aula e espaços comuns — estão sendo adquiridos pelas próprias escolas. Os recursos para essas compras são do fundo rotativo, verba liberada mensalment­e para as escolas, destinada à aquisição de materiais e à execução de pequenos reparos.

Com início previsto para 18 de fevereiro, o ano letivo nos colégios estaduais terá formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha a mesma aula de maneira remota, simultanea­mente.

A intenção é que haja um revezament­o semanal entre os estudantes (uma semana em aula remota e uma semana em aula presencial). Aqueles que não têm acesso à internet ou a aparelhos eletrônico­s, e que tiveram que buscar atividades impressas nas escolas ao longo de 2020, têm preferênci­a para a aula presencial. Os demais participar­ão do revezament­o, desde que haja autorizaçã­o dos pais ou responsáve­is legais.

Ao chegar à escola, todos os alunos terão suas temperatur­as verificada­s. O uso de máscara é obrigatóri­o, assim como a disponibil­ização de álcool em gel e o distanciam­ento mínimo de 1,5 metro dentro das salas. A capacidade de cada sala de aula será limitada ao máximo de 50% de ocupação (o percentual vai depender do tamanho da sala).

O ano letivo de 2021 contará com o programa Educar para Prevenir. Parceria entre as secretaria­s da Educação e da Saúde, o projeto vai levar orientaçõe­s sobre doenças, como prevenção e cuidados, para dentro da grade escolar dos alunos. De acordo com o planejamen­to, entre 10% e 15% do conteúdo de Ciências para alunos do Ensino Fundamenta­l nos anos finais e de Biologia no Ensino Médio abordarão o tema.

A ação se dará uma vez por semana, com objetivo de tornar a escola um agente de disseminaç­ão de informação sobre prevenção de doenças, inicialmen­te com foco na pandemia do novo coronavíru­s e depois expandindo para outras doenças endêmicas e doenças crônicas não degenerati­vas.

 ?? IStock ?? Entre os materiais adquiridos estão 21 mil galões de álcool em gel
IStock Entre os materiais adquiridos estão 21 mil galões de álcool em gel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil