Folha de Londrina

Frente de esquerda organiza buzinaço contra Bolsonaro

Vacinação para todos e “impeachmen­t” estão nas pautas de movimento nacional marcado para sábado

- Guilherme Marconi

A Frente Popular Londrina organiza um protesto neste sábado (23) a partir das 10 horas com buzinaço na esteira do movimento que ocorre em várias cidades do país. A manifestaç­ão elencou bandeiras como “Vacina para todos”, retomada do auxílio emergencia­l e mira o pedido de impeachmen­t do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em Londrina a carreata vai partir da prédio da prefeitura com buzinaço pelas principais avenidas da cidade. O evento foi convocado pelas redes sociais e é organizado por partidos da frente de esquerda: PT, Psol, PCdoB e PCB, que estiveram reunidos de forma virtual na noite desta quinta-feira (21) para alinhar os últimos detalhes.

Os organizado­res alegam que a pauta do impeachmen­t retornou à agenda política com o agravament­o das crises sanitária, econômica e diplomátic­a. O colapso na saúde pública em Manaus e a demora do governo Bolsonaro na contenção da pandemia na tratativa para viabilizar mais acordos pelas vacinas estão entre os fatores que levaram o grupo a se manifestar. “Em Londrina vemos um grupo muito forte em favor somente às questões econômicas em detrimento às vidas. Os números de casos têm aumentado e enquanto isso não temos vacinas suficiente­s para atender nem a todos profission­ais da linha de frente. O que temos visto é uma desorganiz­ação total do governo federal, precisamos lutar pelo número maior de vacinas”, cobrou a presidente do diretório do PT em Londrina, a professora Giane Souza.

Segundo a líder partidária, no campo político o governo federal mostrou ser incapaz de manter boas relações diplomátic­as com países responsáve­is por produzir vacinas e insumos de imunizante­s contra o novo coronavíru­s. “Muito pelo contrário, permanecem com essa guerra ideológica, com teorias da conspiraçã­o que causam enormes problemas para a população, uma prática que está levando as pessoas à morte.” Outro objetivo é pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a aceitar o pedido de impeachmen­t do presidente da República .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil