Folha de Londrina

As primeiras trilhas sonoras de 2021

Singles e álbuns digitais de artistas de diversos estilos dão largada à safra de lançamento­s deste ano

- Marcos Roman

Sem aviso prévio, a dupla AnaVitória surpreende­u os fãs ao lançar no dia 1º de janeiro o álbum “Cor”. No primeiro álbum disponibil­izado nas plataforma­s de streaming em 2021, o duo formado pelas cantoras Ana Caetano e Vitória Falcão conta com duas participaç­ões especiais. Rita Lee surge na abertura do disco lendo o texto “Amarelo, azul e branco” e Lenine participa de “Lisboa”, última faixa do repertório inédito.

Sucesso dos anos 1980 na voz de Marina Lima, a música “Veneno” ganhou uma nova versão na voz de Mart´nália, que convidou o cantor pernambuca­no Johnny Hooker para dividir os vocais da faixa lançada há duas semanas. O single é um aperitivo do 13º álbum da cantora carioca previsto para chegar ao mercado discográfi­co no dia 26 de fevereiro pela gravadora Biscoito Fino.

Na seara sertaneja, Marília Mendonça lançou no dia 15 o single “Foi por conveniênc­ia”. Composta pela rainha da sofrência, a música inédita foi gravada em uma live feita pela cantora no ano passado. Já a dupla Jorge & Mateus acaba de lançar um EP intitulado “Tudo em paz, Vol 1”, que traz cinco das 16 faixas do álbum homônimo que será lançado em breve com o registro ao vivo de um show gravadoemG­oiásnoanop­assado. Entre as faixas inéditas lançadas no último final de semana estão “Vogais e consoantes”, “Hit do ano”, “Paradigmas” e “Tem que sorrir”.

Diogo Nogueira é o primeiro sambista de peso a lançar um álbum em 2021. Em clima de verão, o cantor recebeu convidados como o grupo Fundo de Quintal e o partideiro Mosquito em gravação de show captado em Niterói em 2020. Batizado como “Samba de Verão”, o disco reúne 15 sambas interpreta­dos pelo cantor. Entre as regravaçõe­s estão o sucesso “Andança” (Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), Fada (Mário Sérgio e

Luiz Carlos da Vila) e Cheiro de saudade (Sereno e Mauro Diniz).

Sem lançar um disco autoral há dois anos, Criolo lançou na segunda semana de 2021 o single autoral “Fellini”, que conta com produção musical orquestrad­a por Deekapz e Neguim. A voz do rapper paulistano também aparece na regravação de “Paula e Bebeto”, composição de Milton Nascimento e Caetano Veloso que integra o álbum de duetos que Gal Costa que será lançado no formato físico em fevereiro. A faixa com a cantora baiana foi lançadanoú­ltimodia8.

NOVIDADES A CAMINHO

Um dos lançamento­s mais aguardados pelos ouvintes de MPB é o novo disco de Maria Bethânia. A cantora baiana entrou em estúdio durante a pandemia para gravar músicas que fizeram parte de seu mais recente show, “Claros Breus”. Além de composiçõe­s inéditas assinadas por Chico César e Roque Ferreira, a intérprete também deu voz à música “2 de junho”, canção de Adriana Calcanhoto que faz um protesto contra a morte de Miguel Otávio Santana da Silva. O caso do menino de 5 anos que caiu do 9º andar de um prédio de luxo em Recife causou revolta em todo o país pelo fato de a criança ter caído enquanto estava sob os cuidados da patroa enquanto a mãe, que trabalhava como empregada doméstica, havia saído para passear com o cachorro dos patrões.

Já os fãs de música sertaneja aguardam o disco póstumo do cantor Cristiano Araújo, morto há seis anos em um acidente de carro. O artista que completari­a 35 anos de vida em 2021 será homenagead­o pela gravadora Som Livre com um disco que trará encontros virtuais do cantor com participaç­ões de Marília Mendonça, Bruno & Marrone, Felipe Araújo (irmão de Cristiano), Jorge & Mateus, Marília Mendonça e Zé Neto, entre outros nomes. A data de lançamento ainda não foi divulgada.

 ?? Breno Galtier/ Divulgação ?? A dupla AnaVitória lança disco com participaç­ões especiais de Rita Lee e Lenine
Breno Galtier/ Divulgação A dupla AnaVitória lança disco com participaç­ões especiais de Rita Lee e Lenine
 ?? Divulgação ?? Diogo Nogueira é o primeiro sambista de peso a lançar um álbum em 2021
Divulgação Diogo Nogueira é o primeiro sambista de peso a lançar um álbum em 2021
 ?? Divulgação ?? Marília Mendonça: a “rainha da sofrência, acaba de lançar o single “Foi por conveniênc­ia”
Divulgação Marília Mendonça: a “rainha da sofrência, acaba de lançar o single “Foi por conveniênc­ia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil