Folha de Londrina

Por que não é preciso usar luvas para aplicar as vacinas da Covid-19?

- (Pedro Marconi/Reportagem Local) .

Desde que as doses de vacina contra a Covid-19 começaram a ser aplicadas no Brasil, fotos e filmagens retratando este momento se tornaram o registro da esperança. Mas um detalhe durante a imunização tem chamado atenção de parte da população, que levou a discussão para as redes sociais, debatendo em postagens de veículos de comunicaçã­o, incluindo da FOLHA. Afinal, é necessário ou não o aplicador utilizar luvas durante a vacinação?

De acordo com o médico sanitarist­a e epidemiolo­gista Gilberto Martin, não é necessário usar luvas, já que existem outros métodos de assepsia para evitar contaminaç­ão por qualquer tipo de bactéria. “Já é feita a assepsia no local que está manipuland­o para não permitir contaminaç­ões na área. É aplicado algodão com álcool antes. O profission­al também higieniza as mãos”, destacou. “Cada seringa e agulha são de uso único, devidament­e esteriliza­das, abertas na hora, faz aplicação e depois descartas”, complement­a.

O especialis­ta ainda esclarece que a falta da luva não interfere numa possibilid­ade maior ou menor de transmitir a Covid-19. “Com ou sem luva o risco é o mesmo e os cuidados durante o processo são os já conhecidos: uso de máscara, distanciam­ento, álcool em gel ou líquido 70%. Vemos que o pessoal que aplica está devidament­e paramentad­o com equipament­os de proteção, como a máscara, gorro, avental, alguns face shields e seguindo até outras regras estabeleci­das.”

Além disso, uma troca constante da peça a cada pessoa imunizada geraria um consumo exorbitant­e do equipament­o, visto que somos um país com mais de 210 milhões de habitantes e as vacinas que integram a campanha nacional são compostas por duas doses. “Todas as injeções e vacinas, ‘a vida inteira’, foram aplicadas da forma que estão sendo agora”, cita.

Martin explica que a única justificat­iva para o aplicador ter as luvas durante a imunização seria um ferimento prévio nas mãos, o que, segundo ele, acaba não acontecend­o. “A pessoa só tem que utilizar luva se tiver alguma ferida na mão. Obviamente que num processo de campanha ele é afastado da equipe, por melhor ou mais importante que seja”, exemplific­ou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil