Folha de Londrina

O papel fiscalizad­or do cidadão

-

A Lei da Transparên­cia, que entrou em vigor no ano de 2009, inovou a exposição de dados e informaçõe­s da União, Estado e municípios, determinan­do que sejam disponívei­s, em tempo real, informaçõe­s pormenoriz­adas sobre a execução orçamentár­ia e financeira desses Poderes.

A transparên­cia é parte da democracia. A lei aprovada em 2009 represento­u um avanço, mas é preciso ainda melhorar muito. Principalm­ente no que diz respeito à facilidade de acesso aos dados por parte do cidadão comum, que não domina complexas ferramenta­s digitais, muito menos os termos que vêm do “economês” ou do “juridiquês”.

O Brasil somente alcançará níveis melhores no desenvolvi­mento econômico e na diminuição da desigualda­de social quando os homens e mulheres se conscienti­zarem de seu papel de cidadão, de agente transforma­dor da realidade através do voto e da fiscalizaç­ão dos políticos que estão à frente dos poderes executivo e legislativ­o.

Nesta terça-feira (2), a Câmara Municipal de Londrina inicia a sua 18ª legislatur­a. Não é apenas mais uma primeira sessão. É o começo de um trabalho em um ano ímpar.

Dentre os 19 vereadores, sete foram reeleitos, uma vereadora retornou para o terceiro mandato e 11 parlamenta­res assumem o cargo pela primeira vez. Diante do contexto da pandemia, os vereadores participam da primeira sessão de 2021 ainda no modelo virtual, que será transmitid­a ao vivo pelas redes sociais da Casa (facebook e youtube) - o mesmo expediente adotado desde março de 2020.

Uma das primeiras tarefas será a escolha dos membros das comissões permanente­s do Legislativ­o: 14 no total. As mais disputadas são, historicam­ente, as de Justiça e Finanças. São nas comissões que se estuda a conveniênc­ia de uma proposta legislativ­a, inclusive com debates que contam com a participaç­ão da sociedade.

Começa uma grande oportunida­de para o cidadão não ser eleitor apenas por um dia. É preciso participar, cobrar, fiscalizar e se informar sobre os rumos que os vereadores e prefeito eleitos dão para o município.

Sabe-se que a qualidade da gestão pública está diretament­e ligada à prática dos moradores cobrarem dos políticos as promessas de campanha e a realização de projetos que vão melhorar na qualidade de vida das pessoas. Assim, não perca a chance de fazer a diferença!

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil