Folha de Londrina

Foi um sucesso na cidade: MÁRIO FUGANTI INSTALOU PRIMEIRO SUPERMERCA­DO

-

O saudoso empresário Mário Fuganti (que instalou em Londrina o primeiro supermerca­do da cidade, em um dos lados das Casas Fuganti, logo abaixo da residência do engenheiro Aristides de Mello, grande anfitrião, onde hoje fica a agência central da Caixa Economia Federal), candidatou-se a deputado federal e não se elegeu por não ter ficado no mesmo partido de Jânio Quadros. Que fez uma votação para eleger mais dois ou três parlamenta­res. Nesse tempo do Supermerca­do Fuganti, a nova coqueluche da cidade e da região, as crianças e adolescent­es atendidos pelo Lar Batista Paranaense, Pousada da Vila Nova, e outras duas ou três entidades, não passavam fome, porque solicitava­m sempre o socorro da esposa de Mário Fuganti, que os atendia, com gêneros alimentíci­os para os necessitad­os. Ajudou também campanhas para socorrer mulheres e alguns filhos, já mais velhas, que ainda viviam em casas meio abandonada­s na Vila Mattos, ex-região da boemia, das históricas boates, onde hoje está a elogiada Rodoviária, que o ex-prefeito Antonio Belinati construiu, com projeto de Oscar Niemayer, e por sugestão deste colunista. Niemayer foi professor de Léo de Judá Barbosa, que era um dos secretário­s de Belinati, e indicou, foi atrás e o trouxe para a grande obra em Londrina.

O empresário Mário Fuganti sempre participou da vida da cidade. Jamais deixou de colaborar com o Carnaval de Rua de Londrina, auxiliando blocos e as pequenas escolas de samba dos anos 50, 60 e 70. Foi presidente da LEAL, a Liga de Esportes Atléticos de Londrina, e o avalista dos gastos (pagou todas as despesas iniciais) para a criação dos Jogos Abertos do Paraná, cuja primeira edição aconteceu em Londrina. Não me lembro de qualquer homenagem oficial do município para Mário Fuganti.

Com sete jogos sem vencer, Fernando Diniz está saindo do São Paulo. Ou foi obrigado, pois os jogadores não o ajudaram nas últimas partidas. Os boleiros não justificar­am os salários que recebem. Orlando Ribeiro, da base tricolor, deverá substitui-lo até o final do atual Brasileirã­o. Um treinador cobiçado, dizem diretores do clube, seria um português que dirige o Olympic de Marselha, França. Mas para quebrar o galho, que tal Felipão? Para dar umas broncas no elenco todo! Os caras largaram mão. Poucos correm no time. O São Paulo atual toma gols e os jogadores parecem estar numa pelada com os amigos do outro bairro... Tanto faz, como fez. Boleiro quando quer derrubar técnico, derruba mesmo.

Alguns palmeirens­es de Londrina tentando apostar na bolsa de Londres sobre a decisão do título mundial de clubes. A maioria acha que será contra o Bayern de Munique.

O londrinens­e Elber, que foi craque do Bayern, e campeão mundial de clubes pela equipe alemã, deve viajar para comentar os jogos por uma emissora de televisão da Alemanha. Fala alemão fluentemen­te.

A opinião do colunista não reflete, necessaria­mente, a da Folha de Londrina

 ?? Divulgação ?? O pioneiro Emil Jorge Hauly completa 88 anos nesta terça (2). Ele é o mais velho de oito irmãos do casal de pioneiros de Londrina e do Norte do Paraná Salomão e Jamile Hauly. Emil é torcedor do Londrina e tem convicção de que este ano o time vai subir para a Série A. Na foto com sete dos oito irmãos Hauly. A partir da direita, o aniversari­ante Emil, Eduardo (74 anos), Jorge (85), Anwar (80), Aparecida Helena (78), Luiz Hauly (70) e Nagila, de 86 anos, que é a primeira cidadã londrinens­e.
Divulgação O pioneiro Emil Jorge Hauly completa 88 anos nesta terça (2). Ele é o mais velho de oito irmãos do casal de pioneiros de Londrina e do Norte do Paraná Salomão e Jamile Hauly. Emil é torcedor do Londrina e tem convicção de que este ano o time vai subir para a Série A. Na foto com sete dos oito irmãos Hauly. A partir da direita, o aniversari­ante Emil, Eduardo (74 anos), Jorge (85), Anwar (80), Aparecida Helena (78), Luiz Hauly (70) e Nagila, de 86 anos, que é a primeira cidadã londrinens­e.
 ?? Divulgação ?? O conhecido ex-BBB Dicesar esteve no consultóri­o odontológi­co de Helder Hideaki Hirabara (foto). Passou por lá para um bate papo informal e também para tratamento odontológi­co. Clientes da Inglaterra e do Japão, que todos os anos vêm tratar os dentes com o doutor Helder, até agora estão impedidos de viajar para o Brasil, por causa da pandemia.
Divulgação O conhecido ex-BBB Dicesar esteve no consultóri­o odontológi­co de Helder Hideaki Hirabara (foto). Passou por lá para um bate papo informal e também para tratamento odontológi­co. Clientes da Inglaterra e do Japão, que todos os anos vêm tratar os dentes com o doutor Helder, até agora estão impedidos de viajar para o Brasil, por causa da pandemia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil