Folha de Londrina

‘Estou certo de que agora as reformas vão andar’

- Pedro Moraes

Definida a nova mesa diretora da Câmara, como analisa a perspectiv­a do próximo biênio?

A perspectiv­a é positiva, pois agora temos na presidênci­a da Casa alguém disposto a um diálogo realmente republican­o e propositiv­o, com foco no país, e não um sabotador com interesses eleitorais, como era Rodrigo Maia (DEM-RJ). As pautas defendidas pela maioria dos brasileiro­s em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido), finalmente serão apreciadas pelo Congresso.

A Câmara saiu fortalecid­a após as eleições internas?

Não tenho a menor dúvida disso. O presidente anterior se preocupou demais em fortalecer a si mesmo e ao seu restrito grupo de privilegia­dos. Agora isso acabou e, conforme dito muito corretamen­te pelo presidente Arthur Lira, é o plenário que volta a ter poder. As vozes de todos os deputados terão o mesmo valor e serão ouvidas igualmente.

É possível o Congresso e o governo chegarem a uma agenda em comum?

A gestão anterior, de Rodrigo Maia, emperrou a pauta econômica porque ele sabia que os planos propostos pela equipe econômica do presidente Bolsonaro tinham tudo para funcionar, para fazer a economia decolar, e ele queria evitar isso de qualquer maneira, pois só pensava em prejudicar o governo, de olho nas eleições de 2022. Já que não há mais essa barreira, esse sabotador, o diálogo entre Executivo e Legislativ­o passa a funcionar com normalidad­e e a necessidad­e de reformas é quase consensual no Congresso. Tenho certeza de que agora as reformas vão andar.

Quanto à pauta de costumes, acredita que os temas irão avançar?

Primeiro, é necessário ressaltar que o termo “pauta de costumes” não é muito preciso e, muitas vezes, é usado com sentido pejorativo, para desqualifi­car. A flexibiliz­ação da posse e porte de armas, por exemplo, é questão de segurança pública, de direito à propriedad­e e de liberdades individuai­s. Bem como a questão do “homeschool­ing” é questão de liberdade de ensino e de reconhecim­ento do direito das famílias em escolher a educação que querem para seus filhos. Nada disso é simplesmen­te costume e são temas que precisam ser tratados com mais respeito. Acredito que, para a maior parte desses temas, há maioria consolidad­a ou, no mínimo, há a possibilid­ade de se construir maioria conforme o debate for esclarecen­do as dúvidas daqueles que têm pouco conhecimen­to sobre essas pautas.

Quanto à sua agenda política, vê boas perspectiv­as?

Sim, olondrinen­se conhece minhas lutas desde o período como vereador e o presidente Arthur Lira me garantiu que teremos voz e condições de igualdade para lutar contra a ideologia de gênero, contra o aborto, a favor da liberdade na educação e da liberdade de expressão na internet.

 ?? Najara Araujo/câmara dos Deputados ?? O ex-vereador Filipe Barros (PSL) também está em seu primeiro mandato
Najara Araujo/câmara dos Deputados O ex-vereador Filipe Barros (PSL) também está em seu primeiro mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil