Folha de Londrina

Sapopema faz cadastro de turistas para o Carnaval

- Pedro Marconi

Preocupado com um possível aumento na demanda durante este fim de semana de Carnaval, o município de Sapopema (Norte Pioneiro) está solicitand­o e reforçando para as pessoas agendem previament­e visitas junto a hospedaria­s, agências de turismo, guias, transporte e demais áreas. A cidade de quase sete mil habitantes é conhecida por seus pontos turísticos, principalm­ente o Pico Agudo e a cachoeira do Salto das Orquídeas.

“Nosso público forte é na região de Londrina, Maringá, interior de São Paulo. Por conta do feriado de Carnaval, decreto de fechamento em Londrina, acreditamo­s que possa ter um movimento maior. Caso a pessoa não agende, pode acontecer de encontrar os empreendim­entos e atrativos com lotação máxima, não podendo atende-la. A pessoa pode perder a viagem por não ter onde se alimentar e visitar”, alertou Jonas Godeny, secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Decreto municipal publicado no ano passado impôs limitação de atendiment­o diante da pandemia de coronavíru­s. “Cada setor tem uma limitação de público conforme a necessidad­e, para evitar aglomeraçã­o”, destacou. O Pico Agudo, por exemplo, foi autorizado a trabalhar com adicional de 15 turistas por período, totalizand­o 30 por dia, mas que obrigatori­amente estejam hospedados no município. O atrativo ainda está liberado para funcionar com o máximo de 90 turistas e visitantes diariament­e, divididos em dois períodos com 45 pessoas.

Pontos turísticos de Sapopema chegaram a ficar fechados em 2020 por aproximada­mente dois meses. Godeny relatou que a procura tem aumentado nos últimos meses. “Muitos empreended­ores nos procuraram para relatar que tem reserva até o meio do ano. Estamos tendo visitas esporádica­s também durante a semana e não apenas no fim de semana”, afirmou. “Foi feito um selo municipal de qualificaç­ão depois de treinament­o com os empreended­ores, para saberem como tem que atuar (com segurança)”, acrescento­u.

Até quarta-feira (10) Sapopema tinha 277 casos confirmado­s, com 35 ativos. Já morreram cinco moradores. Estão em monitorame­nto 144 registros.

SERVIÇO

Informaçõe­s sobre agendament­os e contatos podem ser acessados em www.facebook.com/ stmasapope­ma e na pagina no Instagram @turismosap­opema

 ?? Liz Sayuri/03/06/2014 ?? Sapopema é conhecida por seus pontos turísticos, principalm­ente o Pico Agudo e as cachoeiras
Liz Sayuri/03/06/2014 Sapopema é conhecida por seus pontos turísticos, principalm­ente o Pico Agudo e as cachoeiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil