Folha de Londrina

Café: felicidade em doses diárias

Do tradiciona­l coado ao elaborado café gelado, grão surpreende em todas as horas do dia

- WALKIRIA VIEIRA | REPORTAGEM LOCAL

Intenso, encorpado, moído na hora, em cápsulas ou solúvel. O café mantém a tradição de consumo e suas versões o tornam tão universal como plural. Da terra à torra, vários fatores influencia­m no pacote em pó que fica nas gôndolas e vai para casa. Conservar em embalagem hermética contribui para manter a qualidade da bebida. O modo de preparo e servir é pessoal, sendo que não há certo ou errado quando se trata de paladar. Como toda fruta, o café tem o seu açúcar e incluir adoçantes granulados ou líquidos é questão de gosto - o que não se discute.

No copinho americano, na xícara de ágata ou porcelana, que atire o primeiro grão quem nunca foi flagrado com o mindinho erguido ao saborear a dose de energia que alegra a qualquer hora. De aroma inconfundí­vel, o café passado na hora mexe com a memória afetiva até de quem não partilha com tanto entusiasmo quando se trata do pretinho. “Eita cafezinho bom”, é expressão tão popular quanto a variedade de marcas e, embora não seja novidade, há quem se surpreenda quando a roda de gastronomi­a é sobre cafés gelados e suas tantas variedades. A canela, o cacau, o chocolate, o malte e até a pimenta se misturam ao pó misturado ao leite e outros segredinho­s - tornando o gelado verdadeiro desejo.

Longe se ser modinha, o café gelado é verdadeiro refresco para os dias quentes. Com nobreza, colocase à prova de paladares exigentes e com receitas até para as crianças e faz sucesso em cafeterias do mundo todo. Prove e compartilh­e sua opinião e receitas.

 ?? IStock ?? Se no inverno o café reconforta, no verão ele refresca em receitas geladas
IStock Se no inverno o café reconforta, no verão ele refresca em receitas geladas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil