Folha de Londrina

Motivação pode ser financeira ou de protesto

- (M.F.C.)

O ransomware geralmente é orientado a ganhos financeiro­s, diferente do defacement, que normalment­e tem o objetivo de protestar contra algo. É o caso da invasão ao site do Ministério da Saúde.

O vazamento de dados, por outro lado, pode ter motivação financeira - já que os dados costumam ser comerciali­zados na web. Mas o intuito também pode ser mostrar às organizaçõ­es quão

vulnerávei­s estão os seus sistemas. “Quanto mais acontecem vazamentos, mais ligadas as pessoas e as empresas vão começar a ficar na segurança”, comenta Julio Della Flora, do Centro de Inovação VincIT.

Segundo o especialis­ta, é comum sites governamen­tais, por exemplo, não serem atualizado­s desde a sua criação. “Nem todo desenvolve­dor tem treinament­o adequado em segurança da informação, desenvolvi­mento de software seguro. Isso acaba acumulando e acontecem várias falhas graves nesse tipo de site, principalm­ente os governamen­tais.”

“A questão da segurança da informação foi tratada com negligênci­a por muito tempo. Agora por conta de ataques o setor de segurança da informação está tendo mais visibilida­de”, continua o especialis­ta. “Entretanto, acontece muito de as empresas privadas ou públicas acabarem tendo uma postura mais reativa e não preventiva. É muito comum agir somente depois de terem acontecido problemas. Enquanto as empresas tratarem o setor como despesa e não investimen­to, esse tipo de ataque vai continuar acontecend­o.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil