Folha de Londrina

Com quarto lugar, Palmeiras faz pior campanha em Mundiais

-

O Palmeiras saiu do Brasil há pouco mais de uma semana com a glória de ter sido campeão da Copa Libertador­es. Voltará do Qatar com o carimbo de pior campanha de um time sul-americano no Mundial de Clubes da Fifa.

Na quinta-feira (11), o time alviverde foi derrotado pelo Al Ahly (EGI) nos pênaltis, por 3 a 2, depois de um empate sem gols no tempo regulament­ar. Felipe Melo desperdiço­u a cobrança que definiu a derrota. Rony e Luiz Adriano também perderam, enquanto Weverton defendeu uma dos egípcios e outra bateu na trave.

Os outros quatro times sulamerica­nos que também foram derrotados nas semifinais - Internacio­nal (2010), Atlético-MG (2013), Atlético Nacional-COL (2016) e River PlateARG (2018) - ao menos voltaram para casa com uma vitória na bagagem, na disputa pelo terceiro lugar.

O revés alviverde foi ainda mais frustrante para um clube que sonhava com uma inédita conquista em sua segunda participaç­ão no campeonato. Em 1999, acabou superado pelo Manchester United (ING) por1a0.

No histórico geral, em seus três jogos em Mundiais o Palmeiras não conseguiu marcar nem sequer um gol e volta do Qatar com o pior ataque da competição - na semifinal, perdeu do Tigres (MEX) por 1 a 0.

O Palmeiras terá pouco tempo para tentar assimilar a decepciona­nte campanha no Mundial de Clubes. A equipe já volta a campo no domingo (14), contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.

HEGEMONIA

O Bayern de Munique (ALE) confirmou o favoritism­o e conquistou o título do Mundial de Clubes. A equipe alemã derrotou o Tigres (MEX) por 1 a 0 nessa quinta-feira, no Education City Stadium, em Doha, no Qatar. O gol foi marcado pelo lateral francês Pavard.

Foi o quarto título do time no torneio. Já havia vencido em 1976, 2001 e 2013.

A vitória confirma o domínio europeu na competição. É o oitavo título consecutiv­o do continente no Mundial, sequência iniciada com o próprio Bayern ao derrotar o Raja Casablanca (MAR) na final de 2013. O último campeão sul-americano foi o Corinthian­s, no ano anterior.

A maior preponderâ­ncia da América do Sul aconteceu entre 1977 e 1984, na antiga Copa Interconti­nental - reconhecid­a pela Fifa como Mundial -, com sete troféus. Em 1978, a disputa não aconteceu.

O Bayern também atingiu uma marca histórica. Conquistou seis títulos no mesmo ano futebolíst­ico (a decisão desta quinta se refere a 2020), igualando o Barcelona de 2009. O clube venceu, além do Mundial, a liga alemã, a copa nacional, a supercopa do país, a europeia e a Champions League.

 ?? Karim Jaafar/AFP ?? Bayern Munique venceu o Tigres e conquistou quarto título mundial, mantendo domínio europeu na competição
Karim Jaafar/AFP Bayern Munique venceu o Tigres e conquistou quarto título mundial, mantendo domínio europeu na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil