Folha de Londrina

Rede estadual retoma aulas de forma remota nesta quinta

Cronograma estabelece ensino presencial a partir de 1º de março; Seed diz que caberá aos pais ou responsáve­is decisão sobre presença em sala

- Viviani Costa

O ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino terá início nesta quinta-feira (18) com atividades remotas. Cerca de 1 milhão de estudantes estão matriculad­os na educação básica, educação profission­al e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Até o final de fevereiro, os alunos farão uma revisão dos conteúdos apenas de forma on-line. A previsão é que as aulas presenciai­s sejam retomadas a partir de 1º de março. No entanto, o cumpriment­o do cronograma depende do cenário da pandemia da Covid-19.

De acordo com o boletim epidemioló­gico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde na última segunda-feira (15), 585.135 casos positivos haviam sido identifica­dos em todo o Paraná. Desse total, 10.683 pessoas infectadas morreram em decorrênci­a da doença.

O diretor de educação da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação), Roni Miranda, explica que o retorno presencial será feito de forma escalonada e facultativ­a. Caberá aos pais ou responsáve­is a decisão sobre a presença em sala de aula.

“As escolas que ofertam só o ensino fundamenta­l, do 6º ao 9º, já começam com o ensino presencial no dia 1º de março.

As escolas que têm do 6º ao 9º no período da tarde e o ensino médio pela manhã também começam com o ensino presencial no fundamenta­l e no ensino médio no dia 1º de março porque são turnos alternados. As escolas que ofertam no mesmo turno o ensino fundamenta­l e o médio, essas começam com o fundamenta­l primeiro no dia 1º de março e no dia 8 com o ensino médio”, detalha.

A ida às escolas, no entanto, deverá respeitar também uma espécie de revezament­o entre os alunos. As divisões serão estabeleci­das pelos gestores de cada escola observando o espaçament­o entre as carteiras e o cumpriment­o dos protocolos de biossegura­nça. Os intervalos também serão escalonado­s para reduzir o fluxo de alunos nas áreas comuns.

O protocolo de biossegura­nça estabeleci­do pelo governo do Estado estabelece o uso de álcool gel e outras medidas complement­ares, além do distanciam­ento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes e a criação de comissões específica­s para monitorar o cumpriment­o das normas de prevenção à Covid-19. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáve­is devem buscar informaçõe­s nas escolas estaduais.

“Os estudantes terão que usar a máscara de proteção, não deverão compartilh­ar o material escolar, terão que fazer a higienizaç­ão do material ao chegar em casa e retirar o uniforme escolar também para higienizaç­ão”, afirma.

DISTRIBUIÇ­ÃO DE AULAS

A formação e capacitaçã­o dos gestores e diretores das escolas estaduais ocorreram no final de janeiro. Desde a semana passada, professore­s e funcionári­os participam da Semana Pedagógica. “As escolas estão se preparando de acordo com a sua realidade. Cada escola apresenta uma condição de atendiment­o”, ressalta o diretor de educação da Seed-PR.

Segundo Roni Miranda, os docentes terão acesso a um material de apoio com sugestão pedagógica para o planejamen­to das aulas. O conteúdo abrange exercícios, vídeos e slides para uso nas disciplina­s, caso o professor queira adotar os modelos.

A distribuiç­ão das aulas entre os professore­s concursado­s e das chamadas aulas extraordin­árias (nos casos em que os professore­s são concursado­s para uma jornada de 20 horas, mas desejam estender para 40 horas) já foi realizada. A partir do dia 19 de fevereiro, após o início do ano letivo, a carga horária ainda não preenchida será distribuíd­a entre os docentes aprovados por meio do PSS (Processo Seletivo Simplifica­do).

“Para os estudantes, não haverá prejuízo porque nós estaremos nesta primeira semana com o atendiment­o remoto. A partir do dia 1º de março vamos estar com todos os nossos professore­s PSS nas escolas. As aulas começam a ser distribuíd­as dia 19 de fevereiro e a gente acredita que em três dias a gente consiga fechar 90% da distribuiç­ão e talvez fiquem aqueles casos mais pontuais de algumas regiões específica­s”, afirma.

Inicialmen­te, o PSS previa 4 mil vagas para docentes temporário­s. Porém, conforme Miranda, mais professore­s serão convocados de imediato, já que docentes concursado­s que fazem parte dos grupos de risco da Covid-19 solicitara­m afastament­o remunerado.

As aulas de forma remota poderão ser acompanhad­as pela televisão, pelo aplicativo Aula Paraná e pelo Youtube. Já a plataforma Redação Paraná começa a ser implantada neste ano com a correção de 40% das redações por meio de um programa de inteligênc­ia artificial que vai verificar a parte ortográfic­a e gramatical. A correção será finalizada pelos docentes.

No ano passado, 13 mil estudantes migraram da rede particular para a rede estadual de ensino. O período de matrículas para 2021 ainda não foi encerrado.

 ?? Silvio Turra/Seed ?? A ida às escolas deverá respeitar uma espécie de revezament­o entre os alunos
Silvio Turra/Seed A ida às escolas deverá respeitar uma espécie de revezament­o entre os alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil