Folha de Londrina

Pesquisa analisa alterações do coronavíru­s

- Reportagem Local

Um estudo inédito investiga as caracterís­ticas genéticas do novo coronavíru­s (SARS-CoV-2), relacionad­as às diferentes manifestaç­ões clínicas em pacientes infectados, assim como os fatores de resistênci­a e suscetibil­idade à Covid-19. A pesquisa está vinculada ao Projeto Genoma Covid19, conduzido pela Rede de Estudos Genômicos do Paraná, no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa

e Inovação em Genômica (Napi Genômica). O projeto reúne mais de 200 pesquisado­res de instituiçõ­es de ensino e pesquisa públicas e privadas. As informaçõe­s são da Agência de Notícias do Paraná.

Sob a supervisão do coordenado­r do curso de Medicina da Universida­de Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), médico e professor David Livingston­e Alves Figueiredo, a pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensã­o dos mecanismos genéticos que regulam essa infecção viral, auxiliando nas decisões médicas e nas condutas terapêutic­as mais apropriada­s para os pacientes.

“Essa abordagem pode possibilit­ar, futurament­e, uma análise mais acurada do impacto epidemioló­gico das cepas circulante­s no território paranaense, assim como o impacto clínico, de acordo com aspectos genéticos de cada paciente”, afirma o professor, destacando a importânci­a do sequenciam­ento genético em massa dos vírus circulante­s para a vigilância epidemioló­gica e subsídios científico­s.

Até meados de outubro do ano passado o Paraná havia sequenciad­o o genoma do novo coronavíru­s em 10 amostras de pacientes acometidos com a Covid-19. Com o desenvolvi­mento da pesquisa foi possível ampliar a investigaç­ão, aumentando esse número para 78 amostras, inicialmen­te sequenciad­as.

O estudo revelou que 11% dessa amostragem pertencem à linhagem identifica­da como P.2 (B.1.1.28.2), detectada oficialmen­te no mês passado, no Rio de Janeiro. Com ampla circulação no Brasil, as alterações genéticas dessa cepa podem potenciali­zar a velocidade de transmissã­o do vírus. As amostras analisadas nessa primeira fase são oriundas de Curitiba e Londrina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil