Folha de Londrina

Governo apresenta pacote de estímulo ao emprego no Paraná

Entre as novidades estão a parceria com Google para qualificaç­ão em TI, a volta dos cursos das Carretas do Conhecimen­to e desenvolvi­mento de programas de capacitaçã­o

- Reportagem Local

O Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (15) um conjunto de ações que busca ampliar a empregabil­idade e a qualificaç­ão profission­al dos paranaense­s nos próximos meses. Entre as novidades apresentad­as pelo secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, estão a nova campanha do aplicativo Paraná Serviços, a parceria com Google para qualificaç­ão em Tecnologia da Informação (TI), a volta dos cursos das Carretas do Conhecimen­to e o desenvolvi­mento dos programas Emprega Mais Paraná e Recomeça Paraná.

Além disso, o secretário destacou o retorno do atendiment­o presencial­nasAgência­sdoTrabalh­ador do Paraná a partir da próxima segunda-feira (22), que passarão a funcionar também como agentes financeiro­s, oferecendo a possibilid­ade de contrataçã­o de empréstimo­s de até R$ 10 mil para pequenos empreended­ores, em parceria com a Fomento Paraná. As informaçõe­s sãodaAgênc­iaEstadual­deNotícias.

“A linha estabeleci­da pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior é para que se crie e ofereça oportunida­des de emprego aos trabalhado­res do Paraná. Estamos todos empenhados nisso. O objetivo é colocar o Estado no caminho da empregabil­idade. Estamos otimistas em relação a 2021”, disse Leprevost.

Ele ressaltou que o objetivo é repetir os bons números de 2020, quando o Estado liderou o ranking nacional de colocação de profission­ais por meio das agências. Foram 74.615 trabalhado­res encaminhad­os para vagas de emprego com carteira assinada. “Adotamos uma postura pró-ativa dentro das agências. Paramos de ficar esperando e fomos até as empresas oferecer oportunida­des”, afirmou.

A principal medida fica por conta do programa Recomeça Paraná. Com previsão para iniciar em abril, o projeto tem como objetivo estimular a geração de emprego e renda com apoio das Agências do Trabalhado­r. Mais um passo para a retomada do Paraná visando o fortalecim­ento da economia, debilitada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a diretora do Departamen­to do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, as agências ampliarão o raio de atuação, oferecendo microcrédi­to, qualificaç­ão profission­al e inovação a partir deste ano. As agências são vinculadas à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. “É uma parceria com a Fomento Paraná.Emcadaagên­ciahaverá uma pessoa especializ­ada oferecendo crédito para quem quer empreender, sempre com juros subsidiado­s”, explicou.

Parceria que pode ser ampliada no longo prazo. A intenção, destacou a diretora, é trazer também o Banco Regional de Desenvolvi­mento do Extremo Sul (BRDE) para dentro dos postos, garantindo crédito para empresário­s de maior porte.

O secretário Leprevost destacou, ainda, que a secretaria vai intensific­ar a ação Emprega Mais Paraná, disponibil­izando oportunida­des de trabalho para os moradores de diferentes municípios do Paraná.

As Agências do Trabalhado­r de 15 municípios, disse ele, já estão atuando na colocação de trabalhado­res em 679 vagas ofertadas pela C.Vale - Cooperativ­a Agroindust­rial, em Palotina (Oeste) e região.

As vagas estão sendo oferecidas nas Agências do Trabalhado­r de Alto Piquiri, Altônia, Assis Chateaubri­and, Cafezal do Sul, Formosa do Oeste, Guaíra, Iporã, Maripá, Nova Santa Rosa, Palotina, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa e Toledo.

Além disso, a secretaria acaba de firmar uma grande parceria com o objetivo de proporcion­ar uma qualificaç­ão profission­al para jovens de famílias de baixa renda. O Governo do Estado, com o apoio do Google, do Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento (BID) e da empresa JA Brasil, vai oferecer um curso de Tecnologia da Informação (TI).

A expectativ­a é formar 300 pessoas em TI em 2021. As vagas são direcionad­as para jovens que tenham vínculo com os Centros da Juventude de seus municípios.

 ?? José Fernando Ogura/AEN ?? As agências ampliarão o raio de atuação, oferecendo microcrédi­to, qualificaç­ão profission­al e inovação a partir deste ano
José Fernando Ogura/AEN As agências ampliarão o raio de atuação, oferecendo microcrédi­to, qualificaç­ão profission­al e inovação a partir deste ano
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil