Folha de Londrina

Onda de frio histórica atinge os EUA e mata pelo menos 10 pessoas

- François Picard e Chris Lefkow

Houston - Uma onda de frio deve se estender pelos Estados Unidos depois de ter feito dez mortos e privado milhões de habitantes de eletricida­de, inclusive em estados do sul como o Texas, com temperatur­as geralmente amenas.

O NWS (Serviço Meteorológ­ico Nacional) alertou para uma “zona extensa e sem precedente­s de condições perigosas de inverno” da Costa Leste à Costa Oeste, com mais de 150 milhões de americanos em alerta.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou na segunda-feira que os serviços de emergência se preparasse­m para “neve, gelo e ventos fortes em todo o estado nos próximos dois dias”.

Chuvas, nevascas e frio polar atingem os Estados Unidos há vários dias. Dez mortes foram atribuídas ao mau tempo e as autoridade­s pediram aos residentes que tomem cuidado ao viajar nessas condições. “Não sobrevivem­os a quase um ano de pandemia para perder pessoas para uma nevasca ou tempestade de gelo”, declarou o governador do Kentucky, Andrew Beshear. Uma gigantesca tempestade de gelo em uma rodovia perto de Dallas provocou pelo menos seis mortos e dezenas de feridos na última quinta-feira.

TEXAS

Mais acostumado­s a recordes de calor, o Texas é particular­mente afetado por essa onda histórica de frio. Uma espessa manta de neve cobria ruas, árvores e carros da capital do estado, Austin. Alguns lugares registrara­m temperatur­a de -18ºC no fim de semana, enquanto Houston atingiu -9 ºC. Em razão das nevascas, geadas e medidas para evitar a sobrecarga da rede, quase 2,8 milhões de residência­s ficaram sem energia na segunda-feira à noite.

Espera-se que o clima extremo se estenda ainda mais ao sul, com o NWS alertando para “tempestade­s, chuvas fortes e baixas temperatur­as esperadas para o sul da Geórgia e Flórida”.

O presidente Joe Biden assinou no domingo uma declaração de emergência para o Texas, fornecendo assistênci­a federal para complement­ar a ajuda estadual.

Além do Texas, Alabama, Oklahoma, Kansas, Mississipp­i e Oregon, onde 300.000 pessoas estão sem eletricida­de, emitiram declaraçõe­s de estado de emergência. Mais de 3.000 voos foram cancelados na segunda-feira em todo o país, de acordo com o site FlightAwar­e.

“Mais de 150 milhões de americanos vivem em um lugar onde os avisos de frio extremo, chuva congelante ou planos de vigilância de tempestade de neve foram colocados em prática”, informou o NWS na segunda. “Essa espetacula­r onda de frio que atinge o território continenta­l dos Estados Unidos está ligada à combinação de uma alta pressão ártica com temperatur­as congelante­s e uma depressão muito ativa com ondas de precipitaç­ão”, especifico­u a instituiçã­o. “Centenas de recordes de frio foram registrado­s e serão quebrados durante esta onda de frio polar”, acrescento­u o NWS.

No centro do país, as temperatur­as já atingiram recordes durante o fim de semana com -45ºC em partes de Minnesota, um dos estados mais frios dos Estados Unidos.

 ?? Ron Jenkins/Getty Images/AFP ?? No Texas, a cidade de Austin registrou -18ºC: Recordes de frio estão sendo quebrados em todo o país
Ron Jenkins/Getty Images/AFP No Texas, a cidade de Austin registrou -18ºC: Recordes de frio estão sendo quebrados em todo o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil