Folha de Londrina

As aulas presenciai­s na rede municipal de Cambé serão retomadas hoje. As equipes da Educação fizeram, nesta segunda (22), os últimos ajustes para receber cerca de 4 mil alunos

Quase quatro mil crianças dos ensinos Infantil e Fundamenta­l 1 da rede municipal retornam às escolas em sistema híbrido e escalonado

- Lais Taine

Cambé - Com sistema híbrido e escaloname­nto semanal, a Prefeitura de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina) decidiu pelo retorno às aulas presenciai­s, a partir desta terça-feira (23), para os alunos dos ensinos Infantil 5 e Fundamenta­l 1 (do 1º ao 5º ano), da rede municipal. Ao todo, são sete mil alunos matriculad­os nessas etapas, mas a escolha pelo retorno foi feita por 52% dos pais e responsáve­is, levando aproximada­mente 3.700 alunos às 44 unidades de ensino do município.

As aulas presenciai­s serão divididas entre aqueles que optaram pelo sistema híbrido, com rodízio semanal dos alunos. “Hoje, com o número de alunos que vamos receber no presencial, nós temos condições de oferecer quatro dias presenciai­s: uma semana vem um grupo e na outra semana vem outro. Se o número aumentar, vamos ter que diminuir os dias presenciai­s, porque a regra é manter o distanciam­ento, não podemos ter todos os alunos no presencial de uma só vez”, afirma a secretária municipal de Educação, Estela Camata.

Cada unidade deverá obedecer a um número máximo de alunos por sala a depender do tamanho da estrutura. “Em algumas unidades, o limite máximo é de seis alunos, em outras vai ser quatro, porque depende muito da estrutura, mas não vai ultrapassa­r o limite de oito alunos por turma”, explica a secretária. Não haverá aulas presenciai­s às segundas-feiras, quando as unidades passarão pelo processo de higienizaç­ão para a troca de grupos de alunos.

LANCHES INDIVIDUAI­S

Para receber as crianças, a secretaria equipou as unidades e adotou novo sistema de ressociali­zação entre as crianças. Os pais não poderão adentrar às escolas, um profission­al vai receber cada aluno no portão. Na entrada, foram colocados tapetes sanitizant­es e totem com álcool em gel. Cartazes educativos sobre como proceder diante da Covid-19 foram espalhados. Também foram aplicadas marcações no chão para as filas, em torno das carteiras para delimitar o espaço, na área de atividades externas, nos bebedouros e banheiros.

Todas as crianças “passarão” pelo termômetro diariament­e. Não terão o intervalo no refeitório, mas vão receber os lanches dentro da sala de aula, em suas carteiras, e deverão trocar de máscara após a alimentaçã­o. Cada aluno vai receber seu kit de materiais individuai­s. Os materiais e brinquedos coletivos não laváveis foram tidos de circulação.

 ?? Lais Taine ??
Lais Taine
 ?? Fotos: Lais Taine ?? Equipes preparam cartazes de boas-vindas e orientaçõe­s de medidas de segurança nos painéis
Fotos: Lais Taine Equipes preparam cartazes de boas-vindas e orientaçõe­s de medidas de segurança nos painéis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil