Folha de Londrina

Gana recebe 600 mil doses de vacinas de consórcio

-

São Paulo - Quase um ano depois que a OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) descreveu o avanço do coronavíru­s comoumapan­demiagloba­l,o consórcio liderado pela entidade enviou o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para Gana.

O Covax, como é chamado o programa de compartilh­amento de vacinas com países mais pobres, aplicou as primeiras doses nesta quarta-feira (24), após a doação de 600 mil doses do imunizante da AstraZenec­a/Oxford produzido pelo Instituto Serum, na Índia.

A entrega em Acra, capital de Gana, ocorre oito meses após o lançamento da iniciativa Covax. O consórcio, que inclui a OMS, o Unicef, a Aliança para a Vacinação (Gavi) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), planeja distribuir 2 bilhões de doses da vacina neste ano, das quais 1,8 bilhão será destinada a países pobres, sem custos para seus governos.

Em Gana, o primeiro passo na campanha de imunização terá como público-alvo os profission­ais de saúde, pessoas com mais de 60 anos ou que apresentem algum tipo de comorbidad­e. Funcionári­os do governo, professore­s, agentes das forças de segurança e trabalhado­res de setores considerad­os essenciais nas duas maiores cidades do país Acra e Kumasi também serão vacinados.

Até esta quarta-feira, Gana registrou mais de 81 mil casos e 584 mortes por coronavíru­s, de acordo com dados da Universida­de Johns Hopkins.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil