Folha de Londrina

“Como Seria se Fosse” está em temporada online na Usina Cultural

Espetáculo de Everton Bonfim está em temporada online no canal do YouTuve da Vila Usina Cultural

- Felipe Soares Cruz

A criação do espetáculo “Como Seria se Fosse”, do ator Everton Bonfim, da Companhia Teatro de Garagem, é uma composição de poesia sonora, registrada em seu trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas da Universida­de Estadual de Londrina.

No palco, os quatro personagen­s refletem as consequênc­ias de suas faltas de escolhas durante a vida. De forma consciente, as suas inconstânc­ias os levam a dançar pelos espaços ao som dos poemas, à procura de um recomeço.

Esse recomeço é para que deixem seus corpos mudos e paralisado­s, captados pelo inimigo. Tudo enquanto caminham pelas ruas da cidade com uma mala. Sendo através da mala que surge a reflexão do peso do ser humano, de como lidar com as intempérie­s do dia a dia.

O espetáculo conversa com os temas de invisibili­dade e dignidade humana, além de dialogar sobre arte, liberdade, censura, manipulaçã­o da mídia, tudo através da poesia sonora. Em cena, os depoimento­s de vida fazem provocaçõe­s aos personagen­s de Gari, Homem sem chão, Caixeiro-viajante e Performer, trazendo à tona as questões complexas da sociedade como políticas, existencia­is e sociais, mostrando as inúmeras consequênc­ias da violência contra uma nação regida por tiranos.

O projeto de Everton Bonfim foi contemplad­o com uma bolsa de pesquisa artística oferecida pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para realizar novas temporadas de apresentaç­ões pela cidade, sendo readequado para transmissõ­es ao vivo durante este período de pandemia.

A Vila Usina Cultural é quem vai fazer a abertura desta primeira temporada e, no próximo mês, a peça estará em cartaz na Vila Triolé Cultural. Em ambos os espaços, o espetáculo será apresentad­o e transmitid­o ao vivo e de forma gratuita pelo Youtube no canal da Vila Usina Cultural.

A classifica­ção indicativa para a apresentaç­ão é de 14 anos.

“Como Seria Se Fosse” estreia no dia 25 de fevereiro, às 20h, no Youtube e tem direção, pesquisa, dramaturgi­a e atuação de Everton Bonfim, assessoria artística e iluminação por Camila Fontes, produção executiva de Eddie Mansan, fotografia de Jaqueline Vieira e Valéria Felix e muitos outros grandes nomes. Com apoio da Vila Cultural Flapt, Vila Usina Cultura e Vila Triolé Cultura, com patrocínio do Promic.

No próximo mês, o espetáculo estará em cartaz no YouTube da Vila Triolé Cultural”

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

 ??  ?? Everton Bonfim interpreta quatro personagen­s em “Como Seria se Fosse”
Everton Bonfim interpreta quatro personagen­s em “Como Seria se Fosse”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil