Folha de Londrina

Governo cria comitê para tratar de doenças raras

- Agência Brasil

Brasília

- O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, empossou, nesta quinta-feira (25) o Comitê Interminis­terial de Doenças Raras. Criado em dezembro de 2020, o colegiado será coordenado pela pasta e contará com representa­ntes dos ministério­s da Saúde, da Economia, da Cidadania, da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Casa Civil, e da Educação.

O Comitê atuará no desenvolvi­mento de políticas que resultem em melhor qualidade de vida para pessoas com doenças raras.

Também formulará estratégia­s para a coleta, processame­nto, sistematiz­ação e disseminaç­ão de informaçõe­s sobre essas doenças, além de incentivar a atuação em rede dos centros especializ­ados, dos hospitais de referência e dos demais locais de atendiment­o às pessoas com doenças raras da rede pública.

“Esse comitê tem metas, tem plano de trabalho e tem objetivo, porque a vida não espera e, lá na ponta, estamos com crianças gritando de dor. Temos mães e pais em profundo desespero e a gente não pode mais esperar paradarres­postaspara­esse povo querido”, disse DamaresAlv­es.

Para primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, a campanha vai facilitar e engajar uma rede de voluntaria­do em prol das famílias e dos pacientes.

“Nosso propósito aqui é compartilh­ar informação e fomentar conhecimen­to. Dessa forma estamos contribuin­do para diminuir o preconceit­o relacionad­o a essas doenças”, afirmou Michelle.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil