Folha de Londrina

Suspensão de atividades no Paraná

- Pedro Marconi

O governador Ratinho Junior anunciou, nesta sexta-feira (26), uma série de medidas mais rígidas em todo o Estado por conta da pandemia de coronavíru­s. As regras restritiva­s passam a valer a partir da zero deste sábado (28) e vão até as 5h de 8 de março. A expectativ­a é que o aumento do isolamento social e circulação limitada ajudem a frear a disseminaç­ão da doença.

No período determinad­o, está suspenso o funcioname­nto dos serviços e atividades considerad­os não essenciais, como comércio, shoppings e academias. Também está proibida a circulação das pessoas em espaços e vias públicas das 20h às 5h. Não poderão ser consumidas bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo. As aulas presenciai­s em escolas estaduais e privadas estão suspensas. O início do ano letivo na rede estadual estava previsto para começar nesta segunda-feira (1º de março).

As atividades religiosas estão suspensas pelos próximos nove dias, sendo permitido somente o atendiment­o individual ou culto on-line. Todos os órgãos do Estado vão precisar adotar o regime de teletrabal­ho. Os estabeleci­mentos como bares, lanchonete­s e restaurant­es estão liberados para funcionar apenas por meio de sistema delivery, drive-thru ou take away. Podem funcionar normalment­e mercados, panificado­ras, açougues e postos de combustíve­is, entre outras áreas classifica­das como essenciais.

A fiscalizaç­ão ficará a cargo da PM (Polícia Militar) e demais forças de segurança das cidades, como as guardas municipais. “Não vamos admitir desrespeit­o com encontros clandestin­os, festas deliberada­s. Vamos impor multa para essas pessoas e (se precisar) prisão. Seremos extremamen­te rígidos com aqueles que não cumprirem o decreto”, avisou Ratinho Junior.

O governo também decretou o cancelamen­to das cirurgias eletivas por 30 dias em unidades públicas e privadas. “Isso para poupar medicament­os que sejam necessário­s para pacientes que estão entubados e precisam permanecer nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ficam de fora dessa resolução as cirurgias que não podem esperar e não demandam UTI”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Durante coletiva para a imprensa no Palácio Iguaçu, em Curitiba, tanto o governador quanto as autoridade­s presentes frisaram que Paraná atravessa a pior fase da pandemia de Covid-19 desde que o primeiro caso foi confirmado, há quase um ano.

O secretário Beto Preto prometeu a abertura de mais 252 leitos hospitalar­es no Paraná até segunda-feira (1º). Em Londrina serão 50 novas vagas, distribuíd­as entre os hospitais da Zona Sul e Norte, com 30 e 20 leitos clínicos, respectiva­mente, e dez de UTI no Hospital do Coração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil