Folha de Londrina

Museus paranaense­s reabrem para visitas presenciai­s

Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Casa Alfredo Andersen, Museu do Expedicion­ário e Museu Paranaense reabriram no final de semana; Museu Histórico de Londrina segue fechado

- Marcos Roman

Quatro museus estaduais reabriram as portas para visitação do público paranaense no final de semana. O Museu da Imagem e do Som do Paraná, o Museu Casa Alfredo Andersen, o Museu do Expedicion­ário e o Museu Paranaense voltaram a funcionar no último sábado (8) após um longo período de suspensão das atividades presenciai­s devido à pandemia de Covid-19. A retomada das atividades nos espaços culturais segue o decreto estadual 7.506/2021 e todas as orientaçõe­s de segurança determinad­as pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para o retorno das visitas presenciai­s uma série de protocolos foram adotados pelos museus. Entre elas a limitação de 50% da capacidade total de público em cada um dos espaços, visando um distanciam­ento seguro entre as pessoas que circulam pelos locais. Além disso, todo o material impresso, como guias e folders distribuíd­os ao público antes da pandemia, foi substituíd­o por versões digitais e agora estão disponívei­s através de QR Codes em pontos estratégic­os de cada museu.

Segundo a superinten­dente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, os visitantes podem se sentir seguros durante a visita aos museus reabertos. “O momento de retorno, tão aguardado pelo público, mas também por nós que estamos nos bastidores, certamente será muito satisfatór­io para todos. Os museus do Paraná estão pulsando arte à espera do público”, destaca.

EXPOSIÇÕES INÉDITAS

O Museu Oscar Niemeyer (MON) reabriu ao público no último dia 3 com a exposição “Schwanke, uma Poética Labiríntic­a”, concebida exclusivam­ente para o espaço do Olho. É uma retrospect­iva do trabalho do artista Luiz Henrique Schwanke (1951-1992), desde a década de 1970 até as últimas produções.

Também com mostra inédita, o Museu de Arte Contemporâ­nea do Paraná (MAC) apresenta “Verdeazul”, individual da artista paranaense Dulce Osinski, com pinturas e gravuras realizadas pela artista. Já o Museu Paranaense apresenta quatro novas exposições ao público: “Agrocorpus”, “Curitiba: Símbolos em Questão”, “Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta” e “Educação pela Pedra”.

MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA PERMANECE FECHADO

Ao contrário de outros museus paranaense­s que voltaram a receber visitas presenciai­s, o Museu Histórico de Londrina permanece fechado. “Como órgão suplementa­r da Universida­de Estadual de Londrina (UEL), seguimos o ato executivo da entidade que determina a continuida­de da restrição de público. Por enquanto, não há previsão de reabertura”, informa a Edméia Ribeiro, diretora do Museu Histórico.

Ela destaca que apesar da suspensão das visitas do público, o museu continua em plena atividade. “Estamos a todo o vapor desde o início da pandemia. Temos aproveitad­o esse período para trabalhar na inserção de parte do nosso acervo no site Memória Paraná (www.memoria.pr.gov.br). Temos mais de 1,3 milhão de itens no museu. Nesse momento, estamos dando andamento a três projetos paralelos. A digitaliza­ção de 40 mil páginas do jornal Folha de Londrina, incluindo a primeira edição publicada em 1948 e também exemplares da década de 1950 e 1960 e também a inserção de dois mil objetos tridimensi­onais e de quatro mil fotografia­s da Coleção Família”, informa.

Segundo Edméia, o acervo digitaliza­do do Museu Histórico de Londrina tem sido bastante visitado pelos internauta­s. “Somente no ao passado tivemos mais de 52 mil acessos através do site Memória Paraná. Durante a pandemia temos procurado levar o nosso acervo até as pessoas por meio das páginas do Museu Histórico no Facebook e no Instagram, onde são constantem­ente postados vídeos e curiosidad­es sobre o acervo do museu”, conclui.

 ?? Roberto Custódio/16-09-2020 ?? Administra­do pela UEL, o Museu Histórico de Londrina permanece fechado e sem previsão de reabertura
Roberto Custódio/16-09-2020 Administra­do pela UEL, o Museu Histórico de Londrina permanece fechado e sem previsão de reabertura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil