Folha de Londrina

Festival de Cinema Brasileiro Fantástico estreia com filmes inéditos

Evento virtual exibirá 41 produções nacionais entre os dias 12 e 18 de maio, com sessões comentadas transmitid­as pela internet

- Marcos Roman

Filmes que reúnem horror, ficção científica e fantasia integram a programaçã­o do 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico On-line, que acontece entre os dias 12 e 18 de maio. Gratuito e on-line, o evento vai exibir 41 produções brasileira­s, entre longas e curtas-metragens. O projeto conta com o patrocínio do governo federal, governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Um dos destaques do festival é o longa “Sol Alegria”, do cineasta Tavinho Teixeira. Inédito nos cinemas brasileiro­s, o filme fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobreviven­do a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro. A produção será exibida no próximo sábado (15) e ficará disponível por 24 horas. Os demais filmes poderão ser vistos durante os seis dias do evento através do site www.festivalfa­ntastico.com.

“O 1º FCBF é dedicado à valorizaçã­o do cinema brasileiro fantástico produzido no século XXI. A Mostra Retrospect­iva conta com 17 filmes produzidos em diferentes regiões do país e que se vinculam a três eixos temáticos mapeados por nossa curadoria: Horrores do Brasil; Maravilhos­o e Cotidiano e Ficção Científica e Distopia. É uma ótima oportunida­de de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século, apresentan­do filmes ligados a gêneros massivos como o horror e a ficção científica, mas também outros menos conhecidos como o afrofuturi­smo e o realismo maravilhos­o”, comenta Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento.

Comemorand­o as mais de 400 produções inscritas, Otávio Lima, também diretor e curador do festival, complement­a: “Quando se fala em fantástico, uma reação comum é pensar no gênero ‘terror’. Nós queremos mostrar que o fantástico vai além de um só gênero e está mais do que nunca presente nas produções recentes do cinema brasileiro, principalm­ente em filmes independen­tes, universitá­rios e primeiros filmes, o que nos mostra uma tendência do cinema no país. Nossa logomarca é um disco voador que, em meio a uma mata tropical povoada por seres lendários, abduz um liquidific­ador. Essa estranheza e o deslocamen­to do mundo real serve para pontuar o que é o fantástico para nós”.

Para Pedro Alves, curador do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico On-line, “o evento funcionará tanto como um ponto de partida para os amantes do fantástico que não possuem muito contato com a produção audiovisua­l brasileira contemporâ­nea, quanto como um possibilit­ador de exibição para filmes aguardados que anteriorme­nte ficavam dependente­s de suas exibições presenciai­s”. Segundo ele, “a seleção de produções consegue apresentar os diferentes tons possíveis do fantástico. O conjunto de filmes selecionad­os apresenta a pluralidad­e encontrada na cinematogr­afia fantástica dentro do nosso próprio país”.

SERVIÇO

1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Quando – De 12 a 18 de maio Onde www.festivalfa­ntastico.com Gratuito

É uma ótima oportunida­de de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século”

“Queremos mostrar que o fantástico vai além de um só gênero e está presente nas produções brasileira­s”

 ?? Divulgação ?? Um dos destaques do festival é o longa “Sol Alegria”, do cineasta Tavinho Teixeira, que tem Ney Matogrosso no papel de um toureiro
Divulgação Um dos destaques do festival é o longa “Sol Alegria”, do cineasta Tavinho Teixeira, que tem Ney Matogrosso no papel de um toureiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil