Folha de Londrina

Londrina inicia vacinação contra a Covid em professore­s

Prefeitura liberou ontem o agendament­o para profission­ais da educação com idades entre 55 e 59 anos. Neila da Silva Biazotto, que dá aula em escola da zona norte, foi a primeira a receber o imunizante

- Pedro Marconi

Servidora municipal há 25 anos, a professora Neila da Silva Biazotto, 59, nunca imaginou ter que ficar tanto tempo longe dos alunos. Há mais de um ano as aulas presenciai­s estão suspensas em Londrina devido à pandemia de coronavíru­s. Nesta quarta-feira (12), a docente da escola municipal Hélvio Esteves, na zona norte, começou a vislumbrar o dia que, enfim, poderá a ter as crianças de volta à sala de aula.

“Estava trabalhand­o em casa. De manhã fui para a escola atender os alunos e agora a tarde estava preenchend­o planilha, fazendo planejamen­to e, de repente, a secretária municipal de Educação (Maria Tereza Paschoal de Moraes) me ligou e deu a ótima notícia”, contou. Biazotto foi a primeira trabalhado­ra da educação a ser imunizada contra a Covid-19 na cidade, abrindo a nova etapa da campanha de vacinação, que agora também contempla os professore­s e demais trabalhado­res da área. Ela foi vacinada no CCI da Zona Norte.

Desde a tarde de quarta-feira o agendament­o para a aplicação da dose de Oxford/Astrazenec­a está liberado no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br) para os profission­ais da educação entre 55 e 59 anos, incluindo aqueles que atuam na rede privada, municipal e estadual. Neste momento estão fora os trabalhado­res do ensino superior. “Fizemos uma análise nos nossos bancos de dados confrontan­do com as planilhas que as escolas mandaram para a secretaria de Educação. Encontramo­s 821 trabalhado­res que estavam dentro dos critérios e já estão liberados para fazer agendament­o”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

O município dispõe, atualmente, de 1.460 doses direcionad­as para este público. “Identifica­mos cadastrado­s um número maior que 820, porém, nem todos estavam constando nas planilhas das escolas. Existem alguns ajustes que precisam ser feitos e a secretaria municipal de Educação vai coordenar estes ajustes”, afirmou. “Gradativam­ente vai ser ampliada (a faixa etária), de acordo com o envio de novas doses”, destacou.

GRANDE PROCURA

Em poucos minutos desde a liberação para agendar, mais de 120 pessoas da comunidade escolar marcaram o horário para a imunização já para esta quarta-feira ou nos próximos dias desta semana. O professor de educação física Marcos Antônio Dias, 59, da escola municipal Ruth Lemos, no conjunto Luiz de Sá, zona norte, foi uma destas pessoas. “Estava na escola de manhã, avisaram sobre o agendament­o e fiquei ligado. Fui rápido. Agora dá mais segurança. Estou com muita saudade dos alunos”, disse.

Segundo a secretária de Educação, a vacinação é a ação mais importante, desde o início da pandemia, no cuidado aos professore­s e na prevenção contra o coronavíru­s. “Nossa expectativ­a é que consigamos vacinar todos os 25 mil profission­ais de educação de Londrina. Dá um grande passo para o retorno (das aulas presenciai­s), mas a aula (presencial) propriamen­te dita não tem previsão”, pontuou Maria Tereza Paschoal de Moraes.

ATÉ 31 DE MAIO

O último decreto publicado pela prefeitura sobre o tema mantém suspensas as aulas presenciai­s na rede municipal até o dia 16, domingo. A secretária adiantou que a resolução vai ser novamente prorrogada. “(O decreto) está na fase de elaboração e deve ser prorrogado até o dia 31 de maio, com a previsão do atendiment­o, que é importante para nós.”

A secretaria de Educação vem atendendo os alunos do ensino fundamenta­l que estejam em situação de vulnerabil­idade social, sob risco de evasão escolar, que apresentem baixo índice de aprendizag­em ou cujas famílias enfrentem dificuldad­es para acessar os meios digitais. Estes atendiment­os acontecem com grupos de, no máximo, três crianças e é feito diretament­e pelo professor, numa espécie de reforço. A presença do estudante na instituiçã­o varia, podendo chegar a cinco vezes por semana, e tem duração de até 1h10.

“As crianças são o futuro do nosso Brasil. Estão vivendo este momento muito diferente, singular, e vão levar isso para vida toda. Os professore­s estão ali, junto com eles. Muitas vezes os pais saem para trabalhar e as crianças ficam em contato com o professor, tirando dúvidas e até a ansiedade”, avaliou a professora Neila da Silva Biazotto, que dá aula para o 5º ano do fundamenta­l e também no projeto de meio ambiente na escola que leciona.

As crianças estão vivendo este momento muito singular e vão levar isso para vida. Os professore­s estão ali, junto com elas”

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro
 ?? Gustavo Carneiro ?? Neila da Silva Biazotto, 59, da rede municipal, foi a primeira professora vacinada na cidade: esperança de voltar à sala de aula
Gustavo Carneiro Neila da Silva Biazotto, 59, da rede municipal, foi a primeira professora vacinada na cidade: esperança de voltar à sala de aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil