Folha de Londrina

Governo federal lança ampla campanha contra Covid após 14 meses

Iniciativa do Ministério da Saúde defende medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciam­ento; nova secretaria vai coordenar o enfrentame­nto à doença no País

- Natália Cancian

- Após 14 meses de pandemia, o Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (12) uma campanha sobre medidas de prevenção contra a Covid. A pasta também anunciou a médica infectolog­ista Luana Araújo como a nova titular de uma secretaria criada para enfrentame­nto à doença. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a nova área deve concentrar as ações de controle da epidemia no País.

Formada em medicina pela UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro), Araújo tem residência em infectolog­ia pela mesma instituiçã­o e é pós-graduada em epidemiolo­gia pela Universida­de John Hopkins.

Em discurso, ela prestou solidaried­ade a familiares de vítimas da Covid e disse que pretende adotar ações com base em evidências científica­s. “Minha experiênci­a hoje é trabalhar com preparo e resposta de sistemas de saúde ao redor do mundo em relação a pandemias, e isso foi o que me trouxe hoje para essa posição”, afirmou.

Nos últimos dias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a anunciar em eventos o nome da atual coordenado­ra do Programa Nacional de Imunizaçõe­s, Francieli Fontana, como a nova secretária da área. Segundo membros da Saúde, no entanto, Fontana decidiu recentemen­te continuar à frente da coordenaçã­o, o que levou à busca por um novo nome para o cargo.

No evento, a pasta também lançou uma nova campanha de prevenção da Covid, com o mote “O cuidado é de cada um, o benefício é de todos”. A ideia da pasta é veicular materiais sobre vacinação e cuidados recomendad­os contra a Covid, por meio do personagem Zé Gotinha e família.

Um banner que aponta as principais medidas de prevenção, como uso de máscara, distanciam­ento e necessidad­e de manter lugares ventilados, foi colocado no site do Ministério da Saúde.

No evento, Queiroga e outros ministros também aproveitar­am para fazer acenos ao presidente Jair Bolsonaro e defender ações do governo, alvo de questionam­entos de membros da CPI da Covid pelo atraso em adotar medidas no enfrentame­nto à pandemia e insistênci­a em medicament­os sem eficácia para a doença, como a cloroquina.

Segundo Queiroga, o convite a Araújo “atende uma recomendaç­ão do presidente de ocupar postos com técnicos qualificad­os”. Em outra tentativa de rebater críticas, o ministro disse ainda que o presidente “sempre teve compromiss­o com a saúde e economia” e que a Saúde sempre foi a “melhor referência para dados” sobre a pandemia e outras doenças.

Em 2020, no entanto, a retirada de parte dos dados da Covid de página da Saúde levou veículos de imprensa a criarem um consórcio para manter a divulgação dos números.

A defesa do presidente também foi repetida pelo ministro da Cidadania, João Roma, que afirmou que o governo busca “cooperação” e que o momento “não é de queda de braço”.

 ?? Marcello Casal Jr./Agência Brasil ?? A infectolog­ista Luana Araújo foi escolhida para comandar a nova secretaria
Marcello Casal Jr./Agência Brasil A infectolog­ista Luana Araújo foi escolhida para comandar a nova secretaria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil