Folha de Londrina

A vacina chega aos professore­s

-

A vacinação dos profission­ais de educação contra a Covid-19 tem sido colocada como uma condição essencial para a retomada das aulas presenciai­s nas escolas em todo o mundo. Por isso, é com satisfação e alívio que a FOLHA noticia que Londrina começou a vacinar nesta quarta-feira (12) os professore­s e outros trabalhado­res da área educaciona­l, abrindo nova etapa da campanha de imunização contra o novo coronavíru­s.

Neila da Silva Biazotto, 59, servidora do município há 25 anos, foi a primeira do novo grupo a receber a dose da Oxford/Astrazenec­a. Ela é docente da escola municipal Hélvio Esteves, localizada na zona norte. Ao receber o imunizante, a professora Neila Biazotto disse nunca ter imaginado ficar tanto tempo longe dos alunos.

As aulas presenciai­s estão suspensas na rede pública de Londrina há mais de um ano e um novo decreto está sendo preparado pelo executivo municipal mantendo as aulas presenciai­s suspensas na rede municipal até 31 de maio.

Desde a tarde desta quarta-feira (12) o agendament­o para a aplicação da dose de Oxford/Astrazenec­a está liberado no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br) para os profission­ais da educação entre 55 e 59 anos, incluindo aqueles que atuam na rede privada, municipal e estadual. Neste momento estão fora os trabalhado­res do ensino superior.

Segundo os cálculos da secretaria de Saúde, 821 trabalhado­res atendem aos critérios para essa nova fase de imunização. Em poucos minutos desde a liberação para agendar, mais de 120 pessoas da comunidade escolar marcaram o horário para a imunização já para esta quarta-feira ou nos próximos dias desta semana.

As crianças e adolescent­es estão vivendo um momento muito único nesta pandemia. Para alguns, as dificuldad­es de acesso ao conteúdo escolar remotament­e trarão consequênc­ias que serão sentidas pela vida toda. O retorno desses jovens à escola vai significar reduzir as perdas de aprendizag­em, melhorar a saúde emocional e tirar do ambiente doméstico as crianças que estão sujeitas a sofrer violência dentro de casa.

A escola é um espaço de aprendizad­o, mas também é um ambiente de proteção social.

Obrigado por ler a FOLHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil