Folha de Londrina

Aberta a temporada de hibisco

O sabor azedo e a cor rosa púrpura são peculiarid­ades dessa flor tão exótica como envolvente

- WALKIRIA VIEIRA | REPORTAGEM LOCAL

Conhecido popularmen­te como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, e vinagreira, o hibisco tem sabor azedo e, feito na medida, ganha equilíbrio e conquista até os paladares mais inclinados para o adocicado. Chá quente, gelado, geleias e conservas podem ser preparados com a flor fresquinha como ingredient­e principal, ainda mais nesse momento em que o hibisco é fartura em todas as feiras-livres da cidade - e também nos canteiros de quem mora em casa ou tem chácara.

De acordo com a nutricioni­sta pós-graduanda em Nutrição Clínica, Thalita Parra, a flor é um importante coadjuvant­e para emagrecime­nto. “Pois reduz o acúmulo de gorduras principalm­ente na região abdominal e apresenta ação diurética ao aumentar a velocidade de formação e excreção da urina e evita a retenção de líquidos.”

Parra acrescenta que o hibisco tem efeito cardioprot­etor. “Auxilia a aumentar o HDL que é o ‘colesterol bom’ e reduz o LDL que é o ‘colesterol ruim’. Seus fitoquímic­os atuam como agentes antimicrob­ianos e antiparasi­tário, assim pode ser indicado em alguns casos de infecção de urina.”.

Segundo a nutricioni­sta, a flor possui vitaminas B1 (tiamina) e B2 (riboflavin­a) - as quais ajudam a manter o bom funcioname­nto das células que estão presentes no nosso cérebro ( neurônios). E alerta: “Infelizmen­te, não são todas as pessoas que devem consumir o hibisco - pessoas com doenças autoimunes, hipertensa­s, grávidas e lactantes devem, antes de consumir, procurar um nutricioni­sta ou um médico.”

 ?? IStock ?? O chá de hibisco pode ser um ótimo acompanham­ento para a geleia
IStock O chá de hibisco pode ser um ótimo acompanham­ento para a geleia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil