Folha de Londrina

CLAUDIO HUMBERTO

- Deputado Marco Feliciano (REP.-SP) ironizando nas redes sociais Leia coluna completa www.folhadelon­drina.com.br

Só no Brasil urna eletrônica não tem voto impresso

O Brasil já perdeu há muito tempo o direito ao ufanismo pela criação da urna eletrônica, em 1996. Além de usar equipament­os anacrônico­s, de 1ª geração, o Brasil é o único País do mundo a não adotar o voto impresso, entre os que têm sistema eletrônico de votação. Hoje, três dezenas de países adotaram diversas versões de urna eletrônica, todas com voto impresso. Enquanto isso, a urna brasileira perde espaço. O Equador, que a utilizou em 2004, optou pelas urnas de segunda e terceira gerações.

Evolução necessária

Já há 13 anos, 39 estados dos EUA, 3 do México e várias províncias do Canadá passaram a exigir voto impresso em urnas eletrônica­s.

Proibição no Paraguai

Até o Paraguai desconfia da urna eletrônica brasileira: após testá-la entre 2003 e 2006, proibiu sua utilização desde 2008.

Direito do eleitor

Em 2009, a Alemanha proibiu urna eletrônica sem voto impresso para garantir ao eleitor o direito de conferir o destino do seu voto.

Impresso e digital

Em 2011, a Argentina iniciou a implantaçã­o de equipament­os eletrônico­s de 3ª geração, com registros simultâneo­s de voto impresso e digital.

Brasil ultrapassa 57 milhões de vacinas aplicadas

O Brasil superou nesta sexta a marca de 57 milhões de vacinas contra a Covid aplicadas na população em 118 dias de campanha e se consolida como quarto país que mais vacinou no planeta, atrás de China, Estados Unidos e Índia. Foram aplicadas 38,2 milhões de primeiras doses, 18,2% da população, e cerca de 19 milhões de pessoas, 9% da população, que receberam a segunda dose e são considerad­as imunizadas contra Covid.

Difícil comparar

Rico, influente e grande produtor de vacinas, os EUA haviam imunizado, aplicado duas doses, 22,5% após 118 dias de vacinação. Nós temos 9%.

À frente do mundo

Com 18,2% dos habitantes recebendo ao menos uma dose, o Brasil está vacinando mais que o dobro da média mundial, atualmente em 8,8%.

Vacina Brasil

A média diária de doses aplicadas foi de 138,9 mil em janeiro, 227,9 mil em fevereiro, 463,6 mil em março e 822,1 mil doses diárias em abril.

“Convocar o filho do presidente é fácil, quero ver convocarem o filho do relator”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil