Folha de Londrina

A semana começou gelada no Estado. Em Londrina, a mínima prevista nesta segunda (19) era de 1º. Mas a onda de frio com previsão de geada termina amanhã, quando as temperatur­as voltam a subir

Temperatur­a cai em todo estado nesta segunda-feira (19); onda de frio, com possibilid­ade de geadas, enfraquece a partir de terça

- Vitor Ogawa

Nesta segunda-feira (19), a previsão é de que a temperatur­a caia bruscament­e em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado, porque a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada.

Segundo a MetSul Meteorolog­ia, o frio desta segundafei­ra é resultado da vinda de uma frente fria associada com um centro de baixa pressão no Oceano Atlântico. A união dos dois formou um ciclone extratropi­cal em mar aberto e, mesmo distante do continente, gerou o ingresso de ar gelado pelo Rio Grande do Sul que avançou pelo continente em função de outro ciclone na mesma região na quinta-feira (15), que já havia provocado chuva na semana passada por aqui. “A tendência é de cada vez mais o ar frio ingressar no Paraná”, ressaltou o meteorolog­ista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitorame­nto Ambiental do Paraná), Lizandro Jacobsen. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia) publicou um alerta de geada e de onda de frio, com perigo em potencial, que termina somente na terça-feira (21).

O ar polar que chega nesta segunda-feira vem acompanhad­o de vento fraco, diferentem­ente do que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde os ventos desse mesmo ciclone chegaram com rajadas ocasionalm­ente fortes, de 60km/h a 80km/h.

Segundo o Simepar , nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco avança pelas diversas regiões do estado. Assim, as temperatur­as apresentam uma queda brusca em todas as regiões com previsão de geada em grande parte do estado. ”É esperado o dia mais gelado em todo o estado e com geadas mais amplas também porque as temperatur­as estarão abaixo de 5° em vários municípios”, expôs Jacobsen. Nas regiões da metade sul, a previsão é de geada moderada a forte, entre o noroeste e norte, há previsão de geada fraca a moderada. Em Londrina a mínima nesta segundafei­ra (19) será de 1ºC e a máxima prevista é de 18ºC.

Na terça-feira (20), as condições meteorológ­icas seguem favoráveis à formação de geada entre as regiões da metade sul, RMC (Região Metropolit­ana de Curitiba) e em pontos do centro norte do estado. Em Londrina a temperatur­a mínima nesta terça será de 4ºC e a máxima será de 20ºC.

Na quarta-feira (21), a massa de ar frio ainda segue atuando sobre o estado. Assim, as condições são favoráveis à formação de geada entre as regiões sudoeste, sul, centrosul, Campos Gerais e RMC. Em Londrina, a mínima será de 7ºC e a máxima de 24ºC. Na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23) a mínima na cidade continuará na casa dos 10ºC. No sábado (24) a temperatur­a mínima será de 14º C e no domingo (25) será de 15ºC. A amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatur­a máxima e mínima em um mesmo lugar, aponta que Londrina terá a maior amplitude na segunda-feira (17ºC de diferença) e a menor no fim de semana (14ºC de diferença).

Embora o cultivo dos cereais de inverno esteja sendo favorecido pelas condições meteorológ­icas, a estiagem do outono prejudicou as lavouras de trigo e cevada semeadas em abril. “O desenvolvi­mento normal dessas plantações pode ser afetado em caso de geadas tardias durante as fases de florescime­nto e espigament­o”, explica a pesquisado­ra do Instituto de Desenvolvi­mento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná), Heverly Morais. A seca deve causar perdas na produtivid­ade do milho safrinha e também atinge as mudas em viveiros e as lavouras de café com até dois anos, bem como as frutíferas tropicais recémplant­adas e as hortaliças, que têm ciclo curto.

OPERAÇÃO FRENTE FRIA

A Prefeitura de Londrina realiza nesta época do ano a Operação Noite Fria, voltada à população em situação de rua. A operação consiste em ampliação do trabalho de assistênci­a às pessoas que se encontram em situação de rua, especialme­nte neste período do ano em que as temperatur­as são mais baixas. O telefone ou WhatsApp (43) 99991-4568 está disponível para a população acionar a Operação Noite Fria, que oferece banho, alimentaçã­o, pernoite e serviços de atendiment­o psicológic­o e social à população em situação de rua em Londrina, das 19h às 7h.

Até o fim do inverno, o Simepar emite as previsões para todas as regiões por categorias de intensidad­e – fraca, moderada ou forte - com antecedênc­ia de 72, 48 e 24 horas. O serviço Alerta Geada tem espaço dedicado na página www.simepar.br e envia mensagens a usuários cadastrado­s por meio do aplicativo WhatsApp. Interessad­os devem inserir o número (43) 3376-2248 nos contatos e enviar a seguinte mensagem: “Quero receber o Alerta Geada”.

 ??  ??
 ?? Gustavo Carneiro ?? Em Londrina, é esperada mínima de 1º nesta segunda-feira (19) e a máxima prevista é de 18ºC
Gustavo Carneiro Em Londrina, é esperada mínima de 1º nesta segunda-feira (19) e a máxima prevista é de 18ºC
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil