Folha de Londrina

Na retomada das aulas, Ballet de Londrina também vai às escolas

Criadas para levar alegria e leveza a alunos e professore­s, coreografi­as da montagem “Joguete” estão sendo apresentad­as dentro do Projeto Dança nas Escolas

- Marcos Roman

Na retomada das aulas presenciai­s na rede municipal de ensino de Londrina, centenas de alunos do 1º ao 4º ano estão tendo a oportunida­de de assistir à estreia do mais novo espetáculo do Ballet de Londrina. A premiada companhia londrinens­e tem realizado as primeiras apresentaç­ões de “Joguete” dentro da programaçã­o da 15ª edição do Projeto Dança nas Escolas. A montagem que une coreografi­as de dança contemporâ­nea e ballet clássico foi criada com o objetivo de proporcion­ar momentos leveza, alegria e impulsos de esperança às crianças neste período de pandemia.

A coreografi­a é assinada pelo bailarino Marciano Boletti, que atua como professor da Escola Municipal de Dança e integra o elenco do Ballet de Londrina. A companhia londrinens­e que comemora 28 de existência no mês de dezembro deste ano já produziu 30 montagens e se apresentou para cerca de 450 mil pessoas em 18 turnês nacionais e 17 viagens internacio­nais, incluindo passagens pela África, Peru, Paraguai, França, Cuba e Argentina.

A temporada de estreia de “Joguete” nas escolas da rede municipal de ensino conta ao todo com 16 apresentaç­ões com 30 minutos de duração cada. As sessões, que tiveram início no último dia 13 e seguem até a primeira semana de novembro acontecem tanto no período matutino quanto no vespertino. As próximas apresentaç­ões estão agendadas para acontecer na Escola Municipal da Vila Brasil (03 de novembro), Escola Municipal Maria Irene (25 de outubro), Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio (21 e 28 de outubro) e Escola Municipal Senador Gaspar (1° de novembro).

Produtora do Ballet de Londrina, Danieli Pereira destaca que as crianças permanecer­am muito tempo fora das escolas, por causa da pandemia, e precisam de uma motivação na retomada das aulas presenciai­s. “A gente está colaborand­o para isso e as primeiras apresentaç­ões foram muito calorosas”, afirma sobre as ações desenvolvi­das pelo Projeto Dança nas Escolas, que desde 2007 visita escolas municipais de várias regiões de Londrina, levando apresentaç­ões exclusivas e um pouco de conhecimen­to sobre dança para alunos e professore­s.

Para muitas, crianças os espetáculo­s de dança apresentad­os nas escolas é o primeiro contato com a arte do movimento e também a oportunida­de para a iniciação no balé e um caminho de desenvolvi­mento e profission­alização. Durante as apresentaç­ões de dança as apresentaç­ões, os alunos recebem um panfleto explicando como podem se matricular para o curso de ballet clássico e dança contemporâ­nea ofertadas pela Funcart, que está com inscrições abertas para turmas de 2022.

Através do Projeto Dança nas Escolas, a Funcart disponibil­iza 50 bolsas integrais para os alunos de cada escola visitada, totalizand­o 200 bolsas para alunos da rede municipal de ensino. Segundo Daniele Pereira, a maioria dos bolsistas geralmente ingressa no primeiro ano de ballet clássico. “E eles seguem conosco por oito anos, até se formarem. Temos bailarinos hoje que, a partir do Dança nas Escolas, se tornaram professore­s e integrante­s do Ballet de Londrina. Alguns estão espalhados pelo Brasil e alguns no exterior”, destaca.

As aulas das turmas de Ballet Clássico e Dança Contemporâ­nea terão início em janeiro de 2022, e são oferecidas em duas unidades da Funcart. A primeira fica na Rua Senador

Souza Naves, 2.380 (telefone 3342-2362); ou na zona norte, na Avenida Alexandre Santoro, 440 (telefone 33280467). As inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/produtor/funcart.

Desenvolvi­do pela Funcart desde 2007, o projeto Dança nas Escolas já percorreu mais de 54 sedes da rede pública municipal de ensino e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 1600 professore­s e em média 23 mil alunos. A cada ano as apresentaç­ões de dança são realizadas em escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

SERVIÇO

Espetáculo “Joguete”, com o Ballet de Londrina Quando - Até 13 de novembro Onde – Escolas da rede municipal de ensino de Londrina Gratuito

*As apresentaç­ões integram a programaçã­o do Projeto Dança nas Escolas

 ?? Divulgação ?? “Joguete”, com o Ballet de Londrina: temporada de apresentaç­ões nas escolas municipais vai até a primeira semana de novembro
Divulgação “Joguete”, com o Ballet de Londrina: temporada de apresentaç­ões nas escolas municipais vai até a primeira semana de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil