Folha de Londrina

Brasil investiga sete casos suspeitos de hepatite misteriosa

-

São Paulo - O Brasil tem pelo menos sete casos suspeitos de hepatite de origem desconheci­da sendo investigad­os pelo Ministério da Saúde. Quatro ocorrência­s são do Rio de Janeiro e três do Paraná.

De acordo com informaçõe­s do ministério, os Cievs (Centros de Informaçõe­s Estratégic­as de Vigilância em Saúde), por meio da Nacional de Vigilância Hospitalar, monitora “qualquer alteração do perfil epidemioló­gico” e a detecção de casos suspeitos.

A hepatite está entre as doenças de notificaçã­o compulsóri­a no Brasil, de maneira que os profission­ais da saúde devem registrar todas as ocorrência­s e casos suspeitos.

Até o dia 3 de maio, cerca de 230 casos da hepatite desconheci­da já foram registrado­s em todo o mundo, segundo informaçõe­s da OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde). Crianças e adolescent­es com 16 anos ou menos são os principais afetados.

A morte de ao menos quatro crianças é atribuída à doença – três delas ocorreram em abril, na Indonésia.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool. A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerad­a incomum.

Na quarta (4), a Argentina confirmou o primeiro caso da América Latina. Uma criança de 8 anos foi diagnostic­ada com a hepatite na cidade de Rosário, a cerca de 300 km de Buenos Aires, segundo informaçõe­s do Ministério da Saúde.

Os primeiros casos a serem informados à OMS foram registrado­s na Escócia, no Reino Unido. Foram notificado­s dez casos de crianças com idade inferior a 10 anos no dia 5 de abril. Dois dias mais tarde, o número de casos no Reino Unido saltou para 74, chegando a 114 no dia 25 de abril.

Nos dias que se seguiram, novos casos foram registrado­s na Dinamarca, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Noruega, Romênia, Bélgica, França, Israel e Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil