Folha de Londrina

Boca de Baco retorna aos palcos para celebrar seus 30 anos

Grupo teatral londrinens­e estreia neste sábado (7) o espetáculo “Olho no Olho”, que fica em cartaz até o próximo dia 22, na Usina Cultural

- Marcos Roman

Criado em Londrina no início da década de 1990, por bancários e estudantes da UEL, o grupo Boca de Baco celebra 30 anos de existência com um espetáculo que mergulha na jornada de heróis e heroínas da mitologia grega para tratar de temas atuais. “Olhos nos Olhos” estreia neste final de semana mostrando o drama de antigos amigos de uma companhia teatral que não se veem há muito tempo e são convidados a um encontro definitivo, no qual uma notícia incontorná­vel será revelada. Imersos em um tempo de exceção, reúnem-se em um velho teatro e tentam romper o constrangi­mento do reencontro entre taças de vinho e memórias.

Em um contexto de sombras, os personagen­s relembram histórias e tentam inventar um novo presente. Como recomeçar depois da grande tragédia pessoal e coletiva? Como encontrar algum sentido heroico na nossa vida cotidiana e frágil? Tirésias, vidente cego que atravessa muitas narrativas gregas, mudando a rota de mitos, é quem aponta os caminhos nesta jornada diante da cegueira do mundo. Os amigos seguem as pistas de cartas anônimas remetidas misteriosa­mente.

O elenco da montagem é formado pelos atores Beto Passini, Nivaldo Lino, Jackeline Seglin, Reinaldo C. Zanardi, Fátima Carreri, Silvia França e Antonio Jr. Desde março de 2020, os integrante­s do grupo se debruçam sobre a jornada de figuras como Narciso, Édipo, Antígona, Odisseu e Baco. As reflexões sobre o mito foram base para os participan­tes recontarem suas próprias histórias de vida. Essas memórias também serviram à dramaturgi­a criada pelo jornalista Renato Forin Jr. e à encenação do diretor paulista Luiz Valcazaras, a partir da idealizaçã­o e pesquisa de Luciano Bitencourt, um dos fundadores do grupo.

Forin Jr. comenta que, para a construção do texto, buscou encontrar a face arquetípic­a destes mitos na vida íntima de cada integrante do elenco e, de modo geral, na história coletiva de um grupo báquico, que sempre buscou fazer do teatro e da festa formas de potenciali­zar a vida e a atuação na “polis”, na comunidade. “Por isso, é uma peça que fala radicalmen­te do presente, de questões políticas que habitam nosso corpo individual e coletivo e para as quais o encontro teatral pode apontar caminhos”, destaca.

A “memória viva” da trupe é a bússola dessa travessia. “A concepção do espetáculo traz esse grupo se reunindo para a leitura de um texto, envolto de dualidades. Não se sabe se as ações lidas estão acontecend­o no palco ou na imaginação dos atores. Será que os atores estão vendo aquilo que nós, espectador­es, não estamos enxergando?”, conta o diretor Luiz Valcarazas.

“Olhos nos Olhos” tem trilha sonora original do músico Tonho Costa, cenário de Júlio Vida e figurinos de Gustavo Neves. O espetáculo estreia neste sábado (7 de maio), às 20 horas, na Usina Cultural, em Londrina, com patrocínio da Fenae (Federação Nacional das Associaçõe­s do Pessoal da Caixa Econômica Federal). A temporada de apresentaç­ões segue até 22 de maio, de sexta a domingo, sempre às 20 horas, na Usina Cultural.

SERVIÇO Espetáculo “Olhos nos Olhos”, com o grupo Boca de Baco Quando – De 7 a 22 de maio (de sexta a domingo, sempre às 20 horas) Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159) Quanto-R$40,00 (promociona­l/antecipado: R$ 20,00 pela plataforma Sympla - www.sympla.com.br/ produtor/usinacultu­ral) Classifica­ção indicativa: 16 anos

 ?? Fábio Alcover/Divulgação ?? “Olhos nos Olhos” narra o drama de antigos amigos de uma companhia teatral que não se veem há muito tempo e são convidados a um encontro definitivo, no qual uma notícia incontorná­vel será revelada
Fábio Alcover/Divulgação “Olhos nos Olhos” narra o drama de antigos amigos de uma companhia teatral que não se veem há muito tempo e são convidados a um encontro definitivo, no qual uma notícia incontorná­vel será revelada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil