Folha de Londrina

Londrix retoma atividades presenciai­s em sua 17ª edição

- Marcos Roman

O Festival Literário de Londrina – Londrix - chega a sua 17ª edição a partir desta segunda-feira (9) voltando a promover diversas atividades com a presença do público após o período de isolamento social adotado por causa da pandemia de Covid-19. Grandes nomes da literatura londrinens­e e nacional participar­ão do evento que acontece até o próximo dia 15. Debates, lançamento­s de livros, oficinas, exposição, mostra de vídeos, performanc­es e shows integram a programaçã­o que será realizada gratuitame­nte no Museu Histórico.

Dentre os escritores reconhecid­os nacionalme­nte convidados para essa edição do Londrix estão Cida Pedrosa, Cristiane Sobral, Joca Reiners Terron, Luis Felipe Leprevost, Luna Vitrolira e Paulo Scott. Já a lista de autores londrinens­es que participar­ão do evento é formada por Danilo Neiva, Eduardo Baccarin, Felipe Melhado, Jardel Dias, Luan Valero, Lucas Turino, Maurício Arruda Mendonça e Pablo Blanco.

A programaçã­o será aberta nesta segunda-feira (9), às 19 horas, com o debate “Palavras em Ação” que reunirá três convidados londrinens­es. Durante a conversa o escritor Danilo Neiva , o ator Lucas Turino e o dramaturgo Luan Valero irão abordar as relações estabeleci­das entre literatura e teatro. A mediação ficará a cargo de Marina Stuchi, escritora e doutora em Estudos Literários pela Universida­de Estadual de Londrina (UEL).

Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor. Em 2021, lançou seu primeiro livro a novela de terror “Cão Preto”. Luan Valero é formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina/Funcart e desde 2009 integra o Núcleo Ás de Paus, para o qual escreveu “A Pereira da Tia Miséria”, cuja montagem foi apresentad­a nos principais festivais de teatro do Brasil. Lucas Turino é ator e palhaço na companhia de teatro e circo “Os Palhaços de Rua”, de Londrina. É autor do livro “Faroeste Paulista” (2021).

Após o debate, às 20 horas, haverá o lançamento do livro

O dramaturgo Luan Valero, que desde 2009 integra o Núcleo Ás de Paus, também estará no debate de abertura do Londrix nesta segunda

“Meu Amor é um Picles Passado”, do escritor Vinicius Comoti, paulistano radicado em Curitiba. “Honrados estamos em poder novamente recepciona­r pessoas de todas as idades interessad­as nas atividades do Londrix, que, a cada edição, amplia a reverberaç­ão como um dos mais importante­s eventos literários do Brasil”, afirma Chris Vianna, produtora cultural e diretora do Festival Literário de Londrina. O Londrix 2022 conta com a curadoria de Claudia Freitas, Frederico Fernandes e Marcos Losnak. Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o evento tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e parceria com a Universida­de Estadual de Londrina, via Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora.

SERVIÇO

 ?? Fotos: Divulgação ?? Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor e participa do debate “Palavras em Ação” que reunirá três convidados londrinens­es
Fotos: Divulgação Danilo Neiva, também conhecido como palhaço Galalau, é ator e escritor e participa do debate “Palavras em Ação” que reunirá três convidados londrinens­es
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil