Folha de Londrina

‘Arte no Prato’ conscienti­za alunos sobre alimentaçã­o saudável

Oficina de criação integra projeto que acaba de ser lançado em Londrina, na escola municipal Professor José Gasparini

- Micaela Orikasa

Conhecer o mirtilo, experiment­ar a carambola, criar desenhos com uvas, laranjas e morangos. Através do contato com as frutas e a liberdade para criar suas próprias “obras de arte” no prato, os alunos da Escola Municipal Professor José Gasparini, na zona norte de Londrina, irão vivenciar novas formas de aprendizad­o nos próximos três meses.

O conteúdo que eles aprendem no dia a dia passam a ganhar uma ferramenta complement­ar que são as oficinas de arte. A partir de quinta-feira (12), cada turma terá uma aula semanal com argilas, telas de pintura e outros materiais artísticos para que possam despertar a criativida­de e expressar os sentimento­s. O estímulo contribui tanto para o desenvolvi­mento cognitivo quanto para a transforma­ção social e cultural.

Além de se criar hábitos alimentare­s saudáveis com a oficina Arte no Prato, que utiliza as frutas como instrument­os de criação. Essa proposta tem sido tão impactante que foi premiada pela Unesco (Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2016, como uma das cinco propostas mais inovadoras em educação no Brasil.

Mãe de três alunos, Elaine Cordeiro Costa de Souza, esteve na escola nesta sexta-feira (6), durante o lançamento do projeto e contou que os filhos estavam muito animados com a proposta. “Eles saíram de casa hoje dizendo o quanto gostam de estar na escola. Vejo que ações como esta incentivam bastante e eles aprendem brincando. Meu filho mesmo é muito difícil para comer frutas. Espero que isso mude um pouco”, comenta.

‘CRIANÇA SE MODIFICA ATRAVÉS DA ARTE’

Todas as oficinas integram o projeto “Arte por toda parte”, que surgiu em Santa Catarina e está presente também na região metropolit­ana de Porto Alegre (RS). A iniciativa já impactou mais de 10 mil crianças e adolescent­es entre 4 e 16 anos, e acaba de ser lançada em Londrina, primeira cidade do Paraná a receber a ação.

“Era um sonho trazer o projeto para Londrina, cidade em que nasci. E agora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e as empresas patrocinad­oras do projeto, vamos conseguir gerar uma transforma­ção na vida de muitos alunos. A criança se modifica através da arte”, diz a artista plástica Patrícia Muniz, fundadora do Instituto que leva seu nome e idealizado­ra do projeto.

Ao todo, os 364 alunos terão 93 oficinas em um período de três meses. A diretora da Escola Municipal Professor José Gasparini, Patrícia Ávila, destaca que a unidade precisa muito de projetos que aproximem ainda mais os alunos da escola e que despertem a atenção deles em diferentes áreas. “Trabalhamo­s com uma população que necessita desses projetos que o estimulem de forma criativa e lúdica. Até porque, tudo está relacionad­o com o conteúdo da grade curricular.”

IMPACTO NA COMUNIDADE

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, lembra que a escola também conta com o projeto de futebol de rua, lançado há cerca de duas semanas e o projeto “Um Canto em Cada Canto”. Sobre a indicação da escola para o projeto piloto do “Arte por toda parte”, ela disse que “foi preciso buscar uma unidade que pudesse oferecer o espaço de uma sala de aula e que fosse em uma região periférica, pois a ideia também é causar impacto na comunidade”.

Segundo Muniz, a ideia é fazer do Polo Londrina um modelo para todos os outros que irão acontecer no Brasil e no mundo. O objetivo é atender 4 mil crianças da rede municipal de ensino. “Temos a missão de auxiliar todos os participan­tes a entenderem a capacidade que possuem de mudar a própria história de vida”, destaca.

 ?? Fotos: Micaela Orikasa ?? Experiment­ar a carambola, criar desenhos com uvas e laranjas: projeto utiliza frutas para criar
Fotos: Micaela Orikasa Experiment­ar a carambola, criar desenhos com uvas e laranjas: projeto utiliza frutas para criar
 ?? ?? Alunos da escola localizada na zona norte de Londrina participar­ão de oficinas durante três meses
Alunos da escola localizada na zona norte de Londrina participar­ão de oficinas durante três meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil