Folha de Londrina

Mulheres citam melhorias físicas e psicológic­as

- (P.M.)

A dona Maria Izabel Silva Pereira, 64, começou a frequentar o projeto para levar a mãe, Aparecida Camponez, 83. Mas em pouco tempo passou de acompanhan­te para integrante. Já são quatro anos fazendo exercícios físicos na UEL (Universida­de Estadual de Londrina). “É ótimo participar, porque vemos a melhora. Não tomo remédio, me sinto bem, não tenho dores”, contou.

O desafio foi manter a rotina de atividades durante a pandemia. “Observei que minha mãe regrediu nesse período, com dores nas pernas e braços. Desde que o projeto voltou, não reclamou mais.”

Moradora da zona leste de Londrina, Anita de Lourdes Pavaneli, 73, atravessa a cidade para poder ir até a academia. “Participo do projeto desde 2014 e melhorou muito meu dia a dia. Tenho mais energia, força, não sinto dores pelo corpo. Tem me feito muito bem”, valoriza.

A iniciativa foca nas mulheres por conta das caracterís­ticas da vida deste público, que ao envelhecer apresenta menos força, entre outros parâmetros, se comparado com os homens.

“Iniciei no projeto neste ano, por meio de uma amiga, e tem sido muito importante. Não só para a parte física, mas para a cabeça. Tenho hipertensã­o e fiz todos os exames pelo projeto. Estou muito feliz”, resume Maria Anita de Jesus, 61.

RECOMENDAR

“Podemos ficar muito tranquilos em recomendar o exercício físico para as idosas. Não tivemos nenhum caso de arritmia, nenhuma paciente com sintomas que apresentar­em algo deletério, ou seja, efeito colateral. Vimos apenas benefícios. Temos que acabar com esse paradigma (de que idosos não podem fazer treinament­o de força). Os idosos podem e devem fazer musculação”, ressalta Ricardo Rodrigues, cardiologi­sta do Centro do Coração e que faz parte do “Estudo Longitudin­al Envelhecim­ento Ativo”.

 ?? ?? Iniciativa da UEL foca nas mulheres, por causa das caracterís­ticas da vida deste público
Iniciativa da UEL foca nas mulheres, por causa das caracterís­ticas da vida deste público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil