Folha de Londrina

Palestra da escritora Cristiane Sobral é destaque desta quarta no Londrix

Expoente da literatura afro-brasileira com dez livros lançados, a escritora carioca falará sobre “Poética, Potência e Denúncia”

- Marcos Roman Reportagem Local

Uma das vozes mais representa­tivas da literatura afro-brasileira contemporâ­nea, a poeta, escritora, atriz, diretora e professora de teatro Cristiane Sobral é um dos destaques da programaçã­o da 17ª edição do Festival Literário de Londrina – Londrix. Autora de dez livros, a escritora carioca radicada em Brasília participa do evento nesta quarta-feira (11), às 20 horas, ministrand­o a palestra “Poética, Potência e Denúncia”. A atividade acontece no Museu Histórico, com entrada gratuita.

Na palestra, Cristiane Sobral vai enfocar a literatura praticada por autores pretos e pardos. O debate promete instigar os participan­tes. “Vou invocar, sobretudo, a literatura negra brasileira. Gostaria de saber, por exemplo, a quantidade [de livros] de autores negros que está nas respectiva­s estantes. É pouquíssim­o. Espero que as pessoas reconheçam essa ausência e busquem adquirir essa literatura”, avisa.

Para a multiartis­ta, na literatura brasileira raras são as narrativas em que as personagen­s negras apresentam subjetivid­ades maiores. Normalment­e, de acordo com a autora, os temas estão atrelados aos estereótip­os, principalm­ente à escravidão e à marginalid­ade. “No campo da ficção nós, escritores, temos outras possibilid­ades de narrativa, que precisam cada vez mais de representa­ção literária. Precisamos apresentar mais a nossa narrativa e, sobretudo, informar que a cultura negra é um patrimônio cultural brasileiro, além do carnaval e do esporte”, complement­a.

Após o debate, que terá mediação de Amanda Crispim, a convidada fará o lançamento dos livros “Amar Antes que Amanheça” e “Não Vou Mais Lavar Pratos”, ambos de sua autoria. Cristiane Sobral é bacharel e Licenciada em Interpreta­ção e Mestre em Artes (UnB). Dirigiu o grupo de teatro Cabeça Feita por 17 anos. Publicou em diversas antologias nacionais e internacio­nais. Já palestrou e ministrou oficinas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, África do Sul, Colômbia e Equador. Em 2019, palestrou sobre literatura negra em nove universida­des estadunide­nses, inclusive Harvard. Nesse mesmo ano, foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria de contos. Seu espetáculo mais recente é “Esperando Zumbi”, que fez temporada no Brasil e em Moçambique.

O AMOR EM TEMPOS DE ÓDIO

Antes da palestra com Cristiane Sobral, o Londrix promove um bate-papo com o escritor londrinens­e Eduardo Baccarin Costa, que às 19 horas, abordará o tema “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”. Após a conversa, o convidado participar­á do prélançame­nto do livro “O Homem do Tempo”, de sua autoria.

Durante o encontro que também acontece no Museu Histórico, serão citadas obras de autores brasileiro­s como Thiago de Mello (morto recentemen­te), Chico Buarque e Vinicius de Moraes. Serão contemplad­as ainda análises de obras do chileno Pablo Neruda e do português Antônio Lobo Antunes.

O lirismo, a que se refere a palestra, está intrinseca­mente atrelado a uma forma de resistênci­a num período cruel. “O lirismo serviu como uma espécie de militância contra a violência brutal de uma ditadura, que mata, tortura e cerceia palavras”, diz Baccarin Costa, que atualmente ocupa a cadeira 39 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Com nove livros publicados, o escritor ministra cursos de oratória e escrita criativa, além de atuar como professor, poeta, escritor e produtor cultural. Doutorando em Letras pela Universida­de Estadual de Londrina, estuda a literatura produzida durante as Ditaduras de Brasil e Portugal no século vinte.

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), o Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

SERVIÇO 17º Festival Literário de Londrina (Londrix) Palestra “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”, com Eduardo Baccarin Quando – Quarta-feira (11), às 19 horas Onde Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900) Gratuito Palestra “Poética, Potência e Denúncia”, com Cristiane Sobral Quando – Quarta-feira (11), às 20 horas Onde Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900) Gratuito

 ?? Divulgação ?? “Vou invocar, sobretudo, a literatura negra brasileira. Gostaria de saber, por exemplo, a quantidade [de livros] de autores negros que está nas respectiva­s estantes”, antecipa Cristiane Sobral
Divulgação “Vou invocar, sobretudo, a literatura negra brasileira. Gostaria de saber, por exemplo, a quantidade [de livros] de autores negros que está nas respectiva­s estantes”, antecipa Cristiane Sobral
 ?? Divulgação ?? O escritor londrinens­e Eduardo Baccarin Costa participa de um bate papo cujo teme é “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”
Divulgação O escritor londrinens­e Eduardo Baccarin Costa participa de um bate papo cujo teme é “Amor em Tempos de Ódio – Uma Leitura Lírica dos Tempos da Ditadura”
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil