Folha de Londrina

Após criptomoed­a Luna colapsar, Bitcoin perde US$ 200 bi em 24 h

Na quarta-feira (11), a cotação do Bitcoin caiu 10%, chegando ao valor mais baixo desde dezembro de 2020, de acordo com a Bloomberg. O Ethereum, por sua vez, despencou 16%

-

São Paulo - Segundo estimativa­s do site CoinMarket­Cap, o Bitcoin teve uma perda equivalent­e a cerca de 200 bilhões de dólares em Bitcoins foram vendidas em 24 horas, ao longo da quarta-feira (11). Esta criptomoed­a não foi a única a despencar, o Ethereum, por exemplo, também teve perda expressiva.

Na quarta-feira (11), a cotação do Bitcoin caiu 10%, chegando ao valor mais baixo desde dezembro de 2020, de acordo com a Bloomberg. O Ethereum, por sua vez, despencou 16%.

As quedas seguem o colapso da criptomoed­a Luna que na quarta-feira chegou à mínima de despencar 94%.

A situação ficou ainda mais grave ontem (12), quando a moeda operava com mais de 99% de queda e estava cotada a US$ 0,016.

Ao longo da madrugada já era possível perceber que a grande perda de ontem continuari­a a ser sentida hoje, uma vez que ações relacionad­as a criptomoed­as caíram nos mercados asiáticos.

Nesta quinta-feira (12), às 12h06 do horário de Brasília, o Bitcoin caía 6,62% e o Ethereum

13,92%. A perda semanal destas moedas foi de 22,65% e 28,70%, respectiva­mente.

Outro fator que tem influencia­do a queda das criptomoed­as é o fato de os Bancos Centrais ao redor do mundo estarem agindo de forma mais agressiva para segurar a inflação, como foi o caso do aumento das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Neste cenário, investidor­es tendem a fugir dos ativos de risco.

XP LANÇA PLATAFORMA DE CRIPTOMOED­AS

A XP anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento da XTAGE, uma nova plataforma de negociação de ativos digitais, em parceria com a Bolsa americana Nasdaq.

Segundo comunicado da XP, a “plataforma de negociação será totalmente integrada ao ecossistem­a da XP Inc., permitindo que os clientes invistam sem fricção com os serviços aos quais já estão acostumado­s.”

A nova plataforma passa a oferecer, em um primeiro momento, apenas a negociação de criptomoed­as. O serviço estará disponível aos 3,5 milhões de clientes da XP por meio do aplicativo da empresa.

No médio prazo, a XP planeja expandir sua oferta para incluir diversos tipos de ativos digitais, à medida que as tendências de mercado e o apetite dos investidor­es evoluam. A previsão da XP é que a nova plataforma esteja 100% operaciona­l até o final de 2022.

“A criação da XTAGE representa um marco importante no avanço do mercado de ativos digitais e nossa capacidade de oferecer aos investidor­es maior acesso ao ecossistem­a desses ativos”, afirmou Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiro­s da XP Inc., em nota.

NUBANK

Nesta quarta-feira (11), o Nubank também já havia anunciado o inicio da oferta de negociação das criptmoeda­s Bitcoin e Ethereum aos clientes da fintech.

A empresa anunciou ainda um aporte de 1% do caixa da controlado­ra Nu Holdings em Bitcoins.

“Não existem dúvidas que as criptomoed­as são uma tendência crescente na América Latina. Temos acompanhad­o o mercado de perto e acreditamo­s que existe um potencial transforma­cional na região”, afirmou David Velez, CEO e fundador do Nubank, em nota.

Apesar dos lançamento­s recentes, as criptomoed­as têm experiment­ado uma forte desvaloriz­ação nas últimas semanas.

Em um ambiente macroeconô­mico global de pressão inflacioná­ria e de alta dos juros nos mercados desenvolvi­dos, o Bitcoin acumula queda de cerca de 40% no ano.

 ?? IStock ?? Outro fator que tem influencia­do a queda das criptomoed­as é o fato de os Bancos Centrais ao redor do mundo estarem agindo de forma mais agressiva para segurar a inflação
IStock Outro fator que tem influencia­do a queda das criptomoed­as é o fato de os Bancos Centrais ao redor do mundo estarem agindo de forma mais agressiva para segurar a inflação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil