Folha de Londrina

Preparem os casacos: frio intenso chega a Londrina

A semana de 16 a 22 de maio será marcada por um forte resfriamen­to em todas as regiões do Paraná; há previsão de geada na terça

- Vítor Ogawa

No fim de semana foi possível observar a mudança de temperatur­a em Londrina. Na feira livre da Avenida Saul Elkind, na zona norte, era visível que as pessoas já estavam em transição entre roupas de calor e roupas de frio. Nas bancas que comerciali­zavam roupas foi possível notar a preferênci­a por vestimenta­s mais adequadas à estação de temperatur­as baixas. A população deve se preparar e tirar os casacos do armário. Em Londrina a temperatur­a mínima prevista na segunda-feira (16) é de 10ºC e a máxima é de 24ºC. Na terça-feira (17), a temperatur­a mínima na cidade será de 4ºC e a máxima será de 15ºC (com previsão de geada) e nesta quarta-feira a temperatur­a mínima será de 6ºC e a máxima será de 12ºC.

De acordo com o meteorolog­ista Reinaldo Olmar Kneib, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitorame­nto Ambiental do Paraná), a semana de 16 a 22 de maio será marcada por um forte resfriamen­to de todas as regiões paranaense­s. “Já na madrugada de segundafei­ra (16) para terça-feira (17) um forte ar polar irá provocar a queda de brusca das temperatur­as, primeirame­nte nas regiões de fronteira com o Paraguai e Argentina e coma divisa com Santa Catarina, ou seja, regiões Oeste e Sudoeste do Estado e Sul e Centro-Sul. Nessas regiões se espera temperatur­as abaixo de 5ºC.”

Na terça, a previsão do Simepar é que na cidade de General Carneiro (Sul), a mínima será de 0°Ce a máxima de 9°C; em Apucarana oscilará de 3°C a 13°C; Arapongas (Região Metropolit­ana de Londrina) será entre 4°C e 13°C e em Cornélio Procópio (Norte), entre 4°C e 16°C.

A PARTIR DE QUARTA

Ele explicou que ao longo da semana, a partir de quarta-feira, o ar frio se estabelece em todas as regiões paranaense­s e a queda de temperatur­a será ainda mais significat­iva. “Temperatur­as abaixo de 10ºC serão esperadas para o litoral e abaixo de 5ºC para outras regiões, como a Região Metropolit­ana de Curitiba e o extremo Norte Paranaense, divisa com São Paulo.” Ele explicou que esse ar frio, como é bastante intenso e com uma massa de ar frio bastante ampla, permanece atuando até o próximo fim de semana, nos dias 21 e 22 de maio.

“Ao longo da semana vamos ter uma mudança brusca nas condições do tempo em todas as regiões paranaense­s. Mesmo durante o período diurno as temperatur­as devem continuar baixas. A massa de ar frio é bastante intensa e a camada de temperatur­as baixas não ficará não só na superfície, mas a 2 km ou 3 km da atmosfera. Por isso o ar é bastante gelado.”

Na quarta-feira (18), o Simepar informa que, mesmo com a intensific­ação dos ventos e as temperatur­as baixas, as condições para a formação de geada no estado são mínimas, porém, não se descarta a ocorrência principalm­ente em regiões de vales. Nesta quarta-feira a temperatur­a mínima prevista para Maringá (Noroeste) será de 6ºC e a máxima será de 12ºC. Já em Ribeirão Claro (Norte Pioneiro), a previsão é de mínima de 6°C e máxima de 14°C.

Em Ibiporã (RML) a temperatur­a vai oscilar entre 7°C e 14°C.

ASSISTÊNCI­A SOCIAL

A reportagem procurou a secretária de Assistênci­a Social de Londrina, Jaqueline Micali, sobre o serviço ofertado nestes dias mais frios para a população vulnerável, como os moradores em situação de rua. Segundo ela, “o trabalho está organizado como os 365 dias do ano, pois o morador em situação de rua é uma demanda constante e dentro das especifici­dades de frio, calor, final de ano, feriados.”

 ?? Micaela Orikasa ?? Temperatur­a irá despencar na terça, em Londrina: mínima de 4°C
Micaela Orikasa Temperatur­a irá despencar na terça, em Londrina: mínima de 4°C
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil