Folha de Londrina

Fazer certo não é opcional

-

Um visitante vai à casa de um amigo. Quando chega lá, começa uma tempestade. Ele nota haver várias goteiras na casa, e não parecem recentes. Curioso, ele pergunta ao dono:

- Por que você não conserta essas goteiras?

O dono diz:- Agora não é possível, porque está chovendo. Indignado, o visitante insiste:- E quando não chove?

E o amigo responde:- Quando não chove, não há goteira nenhuma.

A situação de muitas empresas – e da carreira de um número imenso de profission­ais – se assemelha a esta anedota. Eles convivem com problemas sérios. Problemas que compromete­m sua estrutura, funcioname­nto, continuida­de e até o sucesso dos negócios, mas são largados, deixados de lado unicamente por preguiça ou negligênci­a. Coisa típica de comportame­nto relaxado!

Muita gente acha que é preciso ter mestres e doutores no staff da empresa para criar um plano de recuperaçã­o de falhas. Assim, estamos diante da situação em que goteiras só aparecem quando chove, ou melhor, erros realçam quando o cliente mais precisa.

A cura para este mal chama-se proativida­de. Ela representa a capacidade de antever problemas e crises a fim de agir a tempo de melhorar e prevenir o que está potencialm­ente sob risco de dar errado.

A proativida­de é, antes de tudo, aquele cuidado com as coisas em favor do cliente, do paciente ou do consumidor prioritari­amente antes que os defeitos o deixem desapontad­o, já que quando o teto está seco é que se pode consertar as goteiras.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina A opinião do colunista não reflete, necessaria­mente, a da Folha de Londrina

Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil