Folha de Londrina

Doença já causou 21 óbitos no Paraná

- Reportagem Local

O Paraná registra 150.752 casos notificado­s, com 56.191 confirmaçõ­es. São 12.440 casos a mais, um aumento de 28,43% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 38º Informe Epidemioló­gico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022, divulgado ontem.

Dos 380 municípios com notificaçõ­es de dengue, 328 confirmara­m a doença, sendo que em 286 deles são de casos autóctones. O boletim semanal da dengue da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informa a morte de mais nove pessoas, nas seguintes regionais de Saúde: Paranaguá (1), Paranavaí (2), Maringá (1), Cascavel (2), Campo Mourão (1), Toledo (1) e Telêmaco Borba (1). A doença já causou 21 óbitos em todo o Estado, desde o início do período epidemioló­gico.

MUTIRÃO EM LONDRINA

A Prefeitura de Londrina iniciou mutirões de limpeza em locais com maior índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmisso­r da dengue. No último sábado (14), foram recolhidos oito caminhões de entulhos deixados nas calçadas das casas dos Jardins Belém e Itapoá, na zona norte – cerca de 100 toneladas.

“O intuito do trabalho é orientar a população sobre o descarte adequado de recipiente­s, porque o vetor da dengue não precisa de água parada para desovar e sim qualquer recipiente que possa propiciar o armazename­nto desta e dar sequência a proliferaç­ão posterior”, esclareceu o coordenado­r de endemias da secretaria municipal de Saúde, Nino Ribas.

De acordo com o 2º LIRAa de Londrina, neste ano, 97% dos focos de dengue e criadouros estão dentro das casas e quintais, como em vasos de plantas; potes de água de cachorros; ralos de banheiro, cozinha e lavanderia e objetos jogados no quintal.

A recomendaç­ão dos agentes de endemias é que a população reserve 15 minutos durante a semana para vistoriar os locais que podem ter água em casa ou no apartament­o. A orientação é que os criadouros sejam removidos e descartado­s em sacos plásticos para a coleta seletiva ou para o recolhimen­to pelo caminhão de lixo; e que a população não espere que alguém venha resolver o problema, mas, sim, faça a sua parte: limpando a própria casa e seu quintal.

Quem verificar locais com água parada, como em piscinas abandonada­s, terrenos, casas e edifícios com descarte de materiais que acumulam água parada, deve denunciar no Disque Dengue de Londrina - 0800-400-1893.(Com informaçõe­s da Sesa e do N.Com)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil