Folha de Londrina

Neve anima moradores em SC e atrai turistas no meio da semana

- Mauren Luc

Curitiba - A neve que caiu nesta terça-feira (17) em Santa Catarina, com a chegada de uma massa polar, criou euforia em moradores e turistas de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim, cidades acostumada­s à queda de temperatur­a. A sensação térmica chegou a 16°C em Urupema e a -15°C em São Joaquim, no início da tarde, quando a neve também foi registrada em Lages, com sensação térmica de -4°C.

“A neve chegou ao centro de Urubici agora. Está muito gelado, o sol aparece entre as nuvens, o vento muito frio e um pouco de neve, numa chuvinha bem fina”, contou a aposentada Josete Oliveira, moradora há 34 anos da cidade. “Tem que ficar do lado do fogão a lenha, se não a gente não aguenta”.

Houve registro de neve nas quatro cidades, segundo o Epagri/Ciram (Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeo­rologia de Santa Catarina). O marco mais baixo coube a Bom Jardim, com -2°C. Em São Joaquim, os termômetro­s chegaram a 0°C, em Urupema, a 1,5°C, e em Urubici, a 1,7°C.

Apesar de acostumado­s às baixas temperatur­as, os municípios comemoram a neve antecipada neste ano. “A última vez que nevou em maio foi em 2013. Não é raro, mas não é frequente”, diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, da Climatempo. “O frio com neve forte e branquinha só deve ser registrado na sexta e no fim de semana. Em alguns lugares da serra pode chegar a -2°C e até -5°C”, adiantou Prado.

Ainda assim, a neve fraca que caiu nesta madrugada já atrai turistas para as cidades da região, que comemoram mais de 90% de ocupação em hotéis e pousadas, como em Urupema.

“O fluxo de turistas está intenso. Não esperávamo­s tanto assim por ser dia de semana, mas acredito que vamos segurar o fluxo mais uns dias. O fim de semana promete”, comemorou o secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda.

A família do empresário Thomaz Morotescos­ki já tinha visto neve acumulada, mas não caindo. Foi em busca disso que eles se deslocaram por três horas de carro, da cidade de Içara (SC), onde moram, até o centro de São Joaquim, onde finalmente sentiram a neve cair. “Foi uma experiênci­a muito interessan­te, muito bonito acompanhar isso”, contou o empresário.

Os irmãos e primos de Morotescos­ki se disseram encantados. “Ficamos até emocionado­s pois encaramos como um presente. Ficamos muito felizes em ver a primeira neve de 2022”, afirmou Natacha Souza.

NEVE E CHUVA CONGELADA

O meteorolog­ista Clovis Correa, do Epagri/Ciram, explicou que a neve foi registrada nas cidades do Planalto Catarinens­e, próximo das serras. “Ela aparece na roupa, mas não chegou a armazenar. No entanto, ainda pode continuar caindo até a madrugada de quinta”, disse, lembrando que, além da neve, houve chuva congelada.

“Ela desce e congela só quando chega na superfície. Vem como gotícula e vira gelo ao bater no solo. É diferente da neve, que já cai congelada, em flocos tão pequenos que chegam a flutuar”, explicou Correa.

A intensidad­e da neve é medida pela profundida­de que acumula no solo. Com até dez centímetro­s é considerad­a moderada. Mais que isso, é forte. No Brasil, ela geralmente é leve. “Pode não acumular, só ficar em tecidos ou grama, e não tem como medir, pois é muito espaçada.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil